Subseção realizou mais de 90 eventos de capacitação em 2019: balanço foi apresentado em reunião com as Comissões Temáticas

A OAB Campinas passa a ter representatividade em mais um Conselho Municipal em Campinas
03/12/2019
Casa da Advocacia sedia curso de capacitação para profissionais que atuam no atendimento de mulheres vítimas da violência
05/12/2019
A OAB Campinas passa a ter representatividade em mais um Conselho Municipal em Campinas
03/12/2019
Casa da Advocacia sedia curso de capacitação para profissionais que atuam no atendimento de mulheres vítimas da violência
05/12/2019

Um total de 94 eventos, entre seminários, congressos e palestras e mais de 8.500 pessoas, entre advogadas e advogados, estagiárias e estagiários, e estudantes de Direito. Os números foram apresentados pela diretoria aos integrantes das Comissões Temáticas da Subseção, em reunião realizada na última terça-feira (3/12), na Casa da Advocacia. “Praticamente todos os dias tivemos atividades dentro ou fora da nossa entidade que dizem respeito ao trabalho das comissões, são números expressivos que demonstram uma atividade incessante de todas as comissões e seus membros”, afirmou o presidente Daniel Blikstein.       

Cerca de 200 advogadas e advogados voluntários, entre presidentes, vice-presidentes e membros das mais de 60 comissões compareceram à reunião. O encontro  também teve a participação dos conselheiros estaduais  Fábio Gindler, Silvia Helena Melges e Stella Vicente Serafini;  da diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques; do presidente do Conselho Regional de Prerrogativas, Peter Pessuto; e do coordenador da ESA, Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira. 

De acordo com o balanço, o número de eventos de capacitação (94) realizados durante o ano, representa 50% a mais em relação à 2018.  “Tivemos de duas a três palestras por semana, lembrando que todos os eventos são gratuitos, feitos com o esforço das comissões, com o suporte da Subseção e, alguns deles, com suporte da Secional e com o trabalho coletivo das comissões”, destacou o presidente.

O levantamento apontou ainda que, além do público que compareceu aos eventos, cerca  de 25 mil pessoas frequentaram a Casa da Advocacia. “Hoje nós temos a presença maciça das advogadas e advogados na Subseção, uma coisa que não acontecia, todos  vinham buscar a Carteira da Ordem e não voltavam mais, hoje, as pessoas frequentam a Casa da Advocacia, seja para vir à farmácia e livraria da CAASP, na secretaria, em reuniões das comissões, e  isso é fundamental para o nosso trabalho, a casa cheia”.

Além da capacitação oferecida pela Subseção, foram apresentados os números do Núcleo Campinas da ESA. Segundo a vice-presidente, Luciana Freitas, em 2019 a ESA promoveu dois cursos de pós-graduação – implantados neste ano – e nove cursos de extensão, totalizando quase 500 alunos. “A ESA é um instrumento nosso e nada melhor que usarmos os nossos instrumentos para nos capacitarmos. Já temos mais uma pós-graduação  programada para o início do ano na área de contratos”, anunciou a vice-presidente.  

O diretor tesoureiro Ivan Castrese falou sobre o desafio de manter o máximo aproveitamento da Casa da Advocacia e também da sede central, onde funciona o Escritório Compartilhado que registrou mais de 1300 atendimentos. “O prédio do centro continua sendo da OAB, um espaço importante para a jovem advocacia que está iniciando a profissão. É um desafio manter duas casas, mas a advocacia campineira merece esse trabalho”, afirmou.

“As salas compartilhadas tem tido uma procura muito boa, é ambiente agradável e que acaba sendo também um espaço de encontro”, acrescentou o secretário Geral, Paulo Braga. Ele explicou que outras melhorias vem sendo implementadas como o espaço kids,   um experimento feito na Semana Jurídica para que as mães advogadas e advogados também possam participar das atividades de capacitação, geralmente no período da noite, quando não têm onde deixar as crianças. A Subseção também vai instalar o fraldário para atender as mães advogadas.  

O secretário Geral-Adjunto, Cláudio Vieira, destacou que a diretoria tem tido a mesma atenção em todos os serviços de atendimento aos profissionais, com visitas in loco nas Salas da Ordem, no intuito de verificar o funcionamento e melhorar a estrutura, a exemplo da reforma dos banheiros da Sala 1 da Cidade Judiciária. “Temos trabalho para manter tudo agradável ao máximo para a advocacia”, ressaltou .

Ao final da reunião, a diretoria reforçou o agradecimento a todos que atuam nas comissões e também aos funcionários da Subseção.   

Pular para o conteúdo