Casa da Advocacia sedia curso de capacitação para profissionais que atuam no atendimento de mulheres vítimas da violência

Subseção realizou mais de 90 eventos de capacitação em 2019: balanço foi apresentado em reunião com as Comissões Temáticas
04/12/2019
Direito da Saúde: Profissionais da advocacia e da medicina debateram a violência obstétrica
06/12/2019
Subseção realizou mais de 90 eventos de capacitação em 2019: balanço foi apresentado em reunião com as Comissões Temáticas
04/12/2019
Direito da Saúde: Profissionais da advocacia e da medicina debateram a violência obstétrica
06/12/2019

A Casa da Advocacia sediou mais um curso da Rede da Mulher de Campinas, visando  a capacitação dos profissionais que atuam no atendimento de mulheres em situação de violência. A OAB Campinas, por meio da Comissão da  Mulher Advogada, é uma das entidades que integram a Rede. O curso foi aplicado na quarta-feira (4/12) a Casa da Advocacia pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) para a apresentação do fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica no município.

Mais de 100 profissionais da educação, da saúde e de ONGs que atendem mulher vítimas da violência passaram pela capacitação no auditório da Subseção. O curso foi ministrado pela coordenadora do Centro de Referência e Apoio à mulher (Ceamo), Elza Fratini Montali e contou com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e da  presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Campinas, Fábia Bigarani.

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atenderem mulheres em situação de violência doméstica e sensibilizar a rede socioassistencial sobre a importância de reconhecer sinais de situações de risco. O conteúdo engloba o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, legislação, avaliação de risco e relacionamentos abusivos.

 A Rede da Mulher em Campinas surgiu em 2012, com o intuito de assegurar um atendimento qualificado e humanizado às mulheres em situação de violência e garantir acessos aos seus direitos em todas dimensões das vida social. Integram a Rede o Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), Conselho Tutela, Guarda Municipal, SOS Ação Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Defensoria Pública, Centro Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp),OAB Campinas, Vara da Violência Doméstica e Familiar e Delegacia de Defesa da Mulher.

 Para a presidente da Comissão da OAB Campinas, Fábia Bigarani, a participação da OAB é importante na somatória de esforços das instituições e órgãos que atuam na causa. “É fundamental somar esforços com as demais entidades e representatividades das mulheres de Campinas, a fim de apoiar, conscientizar e melhorar a situação das mulheres vítimas de violência”, destacou a advogada, acrescentando que faz parte do trabalho da Comissão a realização de palestras e atividades para conscientização e orientação jurídica.   

Pular para o conteúdo