Subseção participa da mobilização em defesa da Justiça do Trabalho

OAB Campinas apoia ato em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho
26/02/2024
UPJs: OAB Campinas prepara ciclo de palestras sobre nova estrutura administrativa do TJSP
01/03/2024
OAB Campinas apoia ato em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho
26/02/2024
UPJs: OAB Campinas prepara ciclo de palestras sobre nova estrutura administrativa do TJSP
01/03/2024

A OAB Campinas, ao lado de mais de 40 entidades da sociedade civil, esteve presente na manhã desta quarta-feira (28/02) à Mobilização em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho que acontece nesta quarta-feira em várias regiões do país. O ato, em Campinas, ocorreu em frente ao Fórum Trabalhista e contou com a participação da presidente da Subseção, Luciana Freitas, do diretor André Amin Teixeira Pinto; do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Fabio Luciano Barbosa; do vice-presidente da Área Trabalhista da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Leonardo Augusto Aragão Araújo, e da vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, além de vários profissionais da advocacia que militam na área trabalhista.

O objetivo da mobilização é alertar e reforçar a competência constitucional da Justiça do Trabalho na defesa dos direitos trabalhistas, face às recentes decisões  do Supremo Tribunal Federal (STF) na modificação de sentenças em processos devidamente instruídos e julgados em na 1ª e 2ª instâncias da Justiça do Trabalho.

O ato em Campinas teve a participação de várias entidades, associações e sindicatos de trabalhadores, e de representantes de instituições ligadas à Justiça do Trabalho, entre  a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), e do Ministério Publico do Trabalho da 15ª região.

Cada entidade presente fez sua manifestação no carro de som posicionado em frente ao Fórum. Pela OAB Campinas, fizeram uso da palavra a presidente Luciana Freitas, e o secretário Geral-Adjunto, André Amin Teixeira Pinto. ” A OAB Campinas está aqui para manifestar nossa indignação aos questionamentos sobre a competência da Justiça do Trabalho. Não é possível uma instituição organizada há mais de 80 anos ter esse desmerecimento, esse destrato”, destacou Luciana Freitas.

Na sequência o diretor André Amin Teixeira Pinto, também advogado trabalhista há 28 anos, externou sua preocupação com fatos. “Não gostaria de estar aqui hoje, mais uma vez. Em 2018 a OAB Campinas esteve presente em outro manifesto em defesa da Justiça do Trabalho, e estamos aqui novamente. A Justiça do Trabalho sempre foi alvo de ataques externos, mas não imaginava que viria a ser do próprio Judiciário. O artigo 114 da Constituição Federal define a competência da Justiça Trabalhista  para solução de conflitos sobre vínculos empregatícios. Transferir a competência para outra esfera é dar legalidade à ilegalidade, a OAB, como defensoria da Constituição,  não pode compactuar com isso, e estamos aqui apoiando esse ato”, pontuou.

A Mobilização em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho ocorre em diferentes horários por todo o país. Na capital paulista, o ato teve início agora no começo da tarde, em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, com a participação da OAB SP, da Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista, da Associação dos Advogados de São Paulo, da Academia Paulista de Direito do Trabalho, entre outras entidades.

Política de Privacidade

Conheça nossa Politica de Privacidade.