Seminário debateu temas atuais de gestão jurídica

Protocolo Central registra mais de 50 atendimentos no primeiro dia de funcionamento
03/07/2015
Prerrogativas: advogados de Campinas obtém vitória com trancamento de ação penal em MG
11/08/2015
Protocolo Central registra mais de 50 atendimentos no primeiro dia de funcionamento
03/07/2015
Prerrogativas: advogados de Campinas obtém vitória com trancamento de ação penal em MG
11/08/2015

Com a participação de advogados e representantes de departamentos jurídicos de cerca de 30 empresas da região de Campinas, o Seminário Gestão Jurídica Estratégica reuniu cerca de 100 pessoas. Realizado no dia 24 de junho, na Universidade Presbiteriana Mackenzie,  o seminário foi o primeiro evento em Campinas, promovido pela Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP, criada em 2014.

Com três painéis sobre “Impactos da Terceirização para as Empresas”, “O Departamento Jurídico na Visão do Executivo” e “Boas Práticas na Gestão do Departamento Jurídico”, o seminário teve a participação de vários especialistas na exposição dos temas.

O primeiro painel abordou  o contexto histórico da terceirização no Brasil e no mundo, a legislação atual no Brasil e em outros países, e comparou as regras em vigor no país com o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo o advogado Gustavo Biagioli, diretor Jurídico e Compliance da JLL, um dos palestrantes, aos lado de diretores jurídicos da Fiesp e da Dell, também foram compartilhadas pelos expositores as experiências sobre como o departamento jurídico pode orientar as empresas quanto aos cuidados na hora de terceirizar.

No segundo painel, com a participação de diretores Jurídicos de duas multinacionais (DHL e Pepsico), teve como foco a visão que o executivo tem do jurídico corporativo, e como essa relação pode ser positiva para que o advogado interno se torne um executivo estratégico para a companhia.

 No encerramento do seminário, o terceiro painel apresentou cases de práticas de gestão em departamentos jurídicos, com a participação do vice-presidente Jurídico da DHL e dos diretores Jurídicos da Netshoes e da Yara.

O seminário teve o apoio da OAB Campinas e da  Universidade Presbiteriana Mackenzie. A abertura teve a participação dos presidentes da Subseção, Daniel Blikstein e da Comissão de Direito Empresarial, Ivan Castrese e do coordenador do curso de Direito da Universidade Mackenzie,  Claudinor Roberto Barbiero. 

Confira fotos do evento:

Pular para o conteúdo