Reunião do Conselho Secional lota auditório da Casa da Advocacia

13/07/2016
Comissão de Relacionamento com o TRT-15ª toma posse em Campinas
19/07/2016

Com a ampla participação de conselheiros, de presidentes de Subseções do interior e a presença de toda a diretoria da OAB SP, a Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas recebeu nesta segunda-feira (18/07), a primeira reunião do Conselho Secional realizada fora da capital. Na abertura dos trabalhos, o presidente Marcos da Costa adjetivou de histórico o encontro inédito. “Desde janeiro de 1932, há 84 anos, quando a nossa entidade foi criada, nunca o órgão máximo de decisão da advocacia paulista havia se reunido em outro lugar que não a cidade de São Paulo”, destacou.

O presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein agradeceu a diretoria da Seccional. “Essa reunião vai entrar para a história, a advocacia de Campinas agradece.Trazer a 2396ª sessão do Conselho para Campinas demonstra o prestígio que a diretoria da OAB SP dá à advocacia do interior”, afirmou Blikstein, na abertura da sessão.

A mesa do encontro foi composta pelos demais membros da diretoria da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente; Caio Augusto dos Santos, secretário-geral; Gisele Fleury de Lemos, secretária adjunta; Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro. O diretor da CAASP, Rodrigo Ferreira Lyra, também integrou a comitiva. Entre os convidados, estiveram a deputada estadual, Célia Leão; o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Campinas, Mário Orlando Galves de Carvalho; e o vereador Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara Municipal de Campinas.

A sessão teve a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15), Lorival Ferreira dos Santos, que recebeu entusiasmados aplausos ao defender a presença de advogados em procedimentos de conciliação. “Estamos passando por um momento de crise, com desemprego em mais de 11%, e é importante incentivar os meios alternativos de solução de conflitos, mas sem prejuízo para o jurisdicionado, o que implica na presença do advogado”, ponderou o magistrado.

Antes do encerramento da sessão de abertura foi feita uma homenagem aos ex-presidentes da 3ª Subseção. A diretoria da OAB SP entregou uma láurea aos ex-presidentes José Macahado de Campos Filho (gestão 1979/1980), Alberto Carmo Frazatto (1989 / 1990), Marcos José Bernardelli (1995 / 1997), Aderbal da Cunha Bergo (1998/2000) Dijalma Lacerda (2001/2003 e 2004/2006), e Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho (2011/2012). A advogada Tereza Dóro (gestão 2007/2009 e 2010), que faleceu em abril deste ano, também foi homenageada com uma placa entregue ao advogado Nivaldo Dóro, ao lado dos filhos, Paula e Leonardo Dóro.

No período da tarde, as atividades continuaram e contaram com a presença do arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos, que partilhou o propósito de unir as forças da OAB SP e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em torno de um projeto de conscientização política da população. “O trabalho deve ser de resgate de valores, sem preferência partidária ou ideológica”, afirmou o conselheiro secional e diretor da CAASP, Adib Kassouf Sad, que vem coordenando o diálogo com a CNBB. (Com informações da OAB SP)

Fotos: José Luis da Conceição/OABSP