Novembro Azul: alerta para a prevenção do câncer de próstata

OAB Vai à Escola: Comissão e projeto “Cuidar de quem Cuida” formalizam parceria
30/10/2019
Recomendações para acesso aos inquéritos policiais digitais favorecem a advocacia e preservam os investigados
06/11/2019

Durante todo o mês de novembro acontece o movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. A Casa da Advocacia permanecerá iluminada em azul, alertando sobre a importância da prevenção.  

A doença acomete principalmente homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa é que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

O diagnóstico da doença é feito por meio do exame de PSA que deve ser feito anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.

O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.