Comissões da Subseção divulgam Nota de Repúdio ao ato de violência praticado contra advogada em Duque de Caxias – RJ

Comissão de Direitos e Prerrogativas pede melhorias no prédio do Fórum Trabalhista
18/09/2018
Direito Tributário e Comércio Exterior serão temas de dois seminários da Subseção em outubro
20/09/2018
Comissão de Direitos e Prerrogativas pede melhorias no prédio do Fórum Trabalhista
18/09/2018
Direito Tributário e Comércio Exterior serão temas de dois seminários da Subseção em outubro
20/09/2018

Nota de Repúdio

No dia de ontem, 17 de setembro, foi realizado no fórum de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, movimento de repúdio ao ato de violência praticado contra a advogada Valéria dos Santos. As Comissões da Igualdade Racial, de Prerrogativas, da Mulher Advogada e da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, todas da Subseção da OAB Campinas-SP, manifestam suas solidariedades e reiteram o mais absoluto repúdio ao ato praticado contra a Advogada, Dra. Valéria dos Santos, em audiência realizada na Comarca de Duque de Caxias, RJ.

Com consternação, revolta e absoluta indignação, nos deparamos com o ato de violência contra uma mulher negra, advogada.

Há tempos a Advocacia tem presenciado constantes violações às prerrogativas, sobretudo no âmbito dos Tribunais, quando em defesa das Prerrogativas regulamentadas pela Lei nº. 8.906/94. Além da violação às prerrogativas profissionais, se fez presente também, infelizmente, ato de racismo contra a advogada.

A Juíza leiga, que também é advogada, por não admitir que uma advogada lhe questionasse no transcurso da audiência, determinou o ato de violência contra a colega, de forma truculenta e irresponsável.

Importante frisar, que ato de violência também afronta cabalmente o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal no verbete nº. 11 da sua Súmula de Jurisprudência Vinculante, eis que só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

Exigimos que haja punição a todos os envolvidos nesse ato de violência e abuso de poder e manifestamos nosso absoluto repúdio aos fatos ocorridos.

Comissões  – Presidentes                                        

Igualdade Racial – Adriana de Morais                              

Prerrogativas – Pedro Gonçalves Filho

Mulher Advogada – Fábia C. de Almeida Bigarani      

Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – Ademir José da Silva

Pular para o conteúdo