Ambiente virtual: OAB Campinas aumenta em mais de 80% as atividades de capacitação

Subseção amplia participação nos Conselhos Municipais
07/07/2020
Diretoria da OAB Campinas realiza solenidade virtual para outorga da Carteira da Ordem a advogados e estagiários
08/07/2020
Subseção amplia participação nos Conselhos Municipais
07/07/2020
08/07/2020

O balanço das atividades de capacitação da OAB Campinas no primeiro semestre de 2020 aponta que, apesar da pandemia,  o número de eventos realizados em comparação ao mesmo período de 2019 teve um aumento significativo. Entre fevereiro e junho do ano passado foram realizadas 31 palestras, todas presenciais, na Casa da Advocacia. Já neste ano, considerando os eventos presenciais do início de 2020 e as atividades on line, a Subseção atingiu a marca de 54 eventos.

No último trimestre (março à junho), período da quarentena em que as atividades presenciais foram suspensas, aconteceram 47 eventos em ambiente virtual, nos formatos live e webinar, o que representa um aumento de mais de 80% em comparação com o mesmo trimestre de 2019, ocasião em que foram promovidos 26 eventos presenciais.

Para o presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, o resultado positivo alcançado, diante do atual cenário, é fruto de alguns fatores importantes. “Em março deste ano, estávamos com uma série de cursos e palestras programados e a pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa, em uma situação inimaginável e jamais vivenciada. No entanto, nossa diretoria, com o apoio das comissões e colaboradores, agiu com rapidez na busca de alternativas para evitar a ruptura das atividades, não somente na capacitação, mas no atendimento de forma geral à advocacia”, afirmou.

A partir da suspensão das atividades presenciais, na segunda quinzena de março, a diretoria da Subseção tomou a iniciativa de pesquisar as ferramentas tecnológicas e aplicativos disponíveis para a realização de reuniões e palestras por teleconferência. “Além da busca por uma solução de continuidade, outro fator fundamental foi a resposta das nossas comissões temáticas que abraçaram a ideia de organizar os eventos em suas respectivas áreas. Agradecemos também aos nossos funcionários que têm trabalhado com dedicação para o êxito dos eventos e o importante apoio da diretoria da Secional e da CAASP”, destacou o presidente.

Segundo a vice-presidente, Luciana Freitas, houve uma certa preocupação quanto ao uso das novas ferramentas. “Não sabíamos como esses eventos virtuais iriam transcorrer, a estabilidade do sistema e a própria organização, mas com o esforço conjunto de todos os membros de comissões e dos funcionários responsáveis pelo setor, conseguimos montar uma dinâmica de trabalho que superou as expectativas. É gratificante ver que mesmo na pandemia  o conhecimento e o debate tenha chegado às advogadas e aos advogados de uma maneira frutífera”.

Luciana Freitas ressalta que o ambiente virtual tem propiciado às Comissões elaborar eventos com profissionais de renome e destacados de várias partes do país e que, em razão da logística, possivelmente nem todos teriam a disponibilidade de estarem em um evento presencial, em Campinas. Neste sentido, várias comissões realizaram no último trimestre eventos com palestrantes de outros Estados, entre eles Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia, além de expositores de municípios paulistas distantes de Campinas.

Outro fator importante que tem atraído profissionais a acompanhar os eventos de capacitação são os temas abordados, da atualidade, como questões jurídicas no cenário da Covid -19 que impactam o trabalho da advocacia diante das novas rotinas processuais. “Com a pandemia do e a necessidade de distanciamento social tivemos que nos reinventar nas nossas atividades rotineiras da subseção, mas de tudo isso tiramos algo de muita positividade, que foi o aumento de palestras e todas de altíssima qualidade, com temas muitos atuais. Além disso, o novo formato, via plataforma digital, possibilitou um alcance muito maior de público”, ressalta o secretário Geral, Paulo Braga.

Na opinião do secretário Geral-Adjunto Cláudio Vieira, o número de eventos promovidos superou a expectativa. “Todos os integrantes das comissões atuam de forma voluntária e não esperávamos um engajamento nesse patamar. Há comissões que toda semana realizam palestras e debates virtuais. É uma grande produção do conhecimento em benefício da advocacia, que vem se adaptando a essa nova realidade. O ‘mundo’ jurídico está em constante evolução, esse dinamismo faz que o profissional busque atualizações constantes na área de atuação, o dinamismo na legislação e jurisprudências e novas teses agora tiveram um acréscimo de ferramentas digitais, temos agora que aliar o conhecimento a tecnologia, buscando a cada dia novas plataformas para realizar nosso trabalho, seja em busca de conhecimento profissional, audiências, reuniões, atendimentos, e aulas, esses eventos promovidos pela OAB através de suas comissões proporcionam a satisfação dos anseios da classe da advocacia”, avalia.

O diretor tesoureiro, Ivan Castrese, considera que a diretoria da Subseção  tem se pautado pela inovação e, dentro do momento atual, é fundamental esse fator. “Estamos vivenciando um momento, em nível mundial, sem precedentes e ainda não sabemos quando será possível o retorno das atividades de capacitação no modo presencial, como uso dos espaços físicos, dos auditórios da Casa da Advocacia. Neste sentido, a nossa gestão foi assertiva ao inovar, sem interromper as atividades voltadas ao conhecimento. Temos realizado eventos de qualidade e possibilitando a interatividade entre os palestrantes e o público participante”, pontuou.