Diretoria da OAB Campinas realiza solenidade virtual para outorga da Carteira da Ordem a advogados e estagiários

Ambiente virtual: OAB Campinas aumenta em mais de 80% as atividades de capacitação
07/07/2020
MDA debate a Advocacia e a retomada dos trabalhos no Judiciário Paulista
14/07/2020
07/07/2020
MDA debate a Advocacia e a retomada dos trabalhos no Judiciário Paulista
14/07/2020

Frente ao momento atual da pandemia, com a necessidade de manter o isolamento social, a diretoria da OAB Campinas, com o objetivo de proporcionar aos novos inscritos na 3ª Subseção a entrega da Carteira da Ordem, realizou no dia 6 de julho três solenidades virtuais para que os novos profissionais pudessem fazer o tradicional juramento. Para a posterior retirada do documento, na Casa da Advocacia, a diretoria da Subseção fez o agendamento, dentro dos protocolos médicos e sanitários.

A primeira cerimônia reuniu cerca de 30 estagiários, por meio de aplicativo de webconferência, sendo conduzida pela vice-presidente Luciana Freitas. O ato teve a participação dos demais diretores, Paulo Braga, Cláudio Vieira e Ivan Castrese que deram as boas vindas aos jovens. Participaram ainda da solenidade os conselheiros secionais por Campinas, Silvia Helena Melges e Fábio Gindler de Oliveira; e a diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques.

Em nome dos representantes das Comissões, o advogado Gustavo Queiroz, presidente da Comissão do Exame de Ordem, parabenizou os novos estagiários. Na sequencia o compromissário Caio Nunes, leu o termo do juramento, acompanhado pelo demais estagiários.

Na segunda sessão solene, cerca de 100 jovens advogados também tiveram a oportunidade de vivenciar, mesmo que virtualmente, a outorga da Carteira. O presidente Daniel Blikstein fez a abertura e agradeceu a presença dos conselheiros estaduais e presidentes de Comissões que, a exemplo das cerimônias presenciais, prestigiaram o evento virtual.  “É um momento de alegria, de muita honra, recebê-los em nossa Subseção, esta solenidade é uma data importante na trajetória de todos”, afirmou Blikstein.

Seguindo o rito da solenidade, o presidente agradeceu a presença da vice-presidente, Luciana Freitas; dos diretores Paulo Braga, Cláudio Vieira e Ivan Castrese; dos conselheiros estaduais Tiago Rodovalho, Stella Serafini, Fábio Gindler de Oliveira, e da diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques, destacando o trabalho da OAB SP e da CAASP frente à pandemia, no atendimento da advocacia e das atividades e projetos para suporte dos profissionais.

Também marcaram presença diversos presidentes das Comissões Temáticas da Subseção. As advogadas Luanna Lance, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, e Mariana Baroni, presidente da Comissão de Direito Civil, deram as boas-vindas e parabenizaram os novos inscritos. “Estando presencial ou não, a OAB está de portas abertas, participem da OAB de forma virtual ou presencial”, destacou Luanna Lance.  O Conselheiro Tiago Rodovalho também falou aos jovens e destacou a importância da coragem e da ética no decorrer da carreira. A diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques, discorreu sobre atuação da CAASP e os serviços e benefícios disponibilizados a todos os inscritos na Ordem.

Em seguida foi feita a leitura do juramento solene pelos jovens Leandro Antonio Preto Rodrigues e Viviane Fonseca, e acompanhada por todos com a mão estendida, O presidente Daniel Blikstein encerrou a cerimônia parabenizando as novas advogadas e advogados pelo importante momento.

A diretoria e os conselheiros secionais presentes à cerimônia anterior, permaneceram no ambiente virtual para a recepção de 40 novas advogadas e advogados que participaram da terceira solenidade virtual, realizada na sequência. Cada um dos diretores cumprimentou os novos inscritos, com ensejo de sucesso na carreira.

Também fizeram uso da palavra, na recepção aos novos profissionais, as presidentes das Comissões da Jovem Advocacia, Luanna Lance, e da Mulher Advogada, Fábia Bigarani que passaram mensagem de incentivo e da importância  da busca constante do conhecimento ao longo da carreira. “Sigam essa profissão com muito amor, garra, fé, orgulho, ética, e acima de tudo humildade”, foi a mensagem do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina em Campinas, George Zouein.  O conselheiro Fábio Gindler, em nome do presidente da OAB SP, parabenizou a todos e convidou os jovens a participarem dos eventos on line. Realizados tanto pela Subseção de Campinas como pela Secional.

Após as mensagens, os compromissários Fabiana Freitas Costa Loureiro e Cristiano Lemes Garcia foram convidados para a leitura do compromisso, acompanhada pelos demais jovens. Ao final, o presidente Daniel Blistkein, parabenizou os novos inscritos e falou da importância da carteira. “Essa carteira significa muito para as pessoas, significa muito para aqueles que esperam de nós aquilo que uma advogada ou um advogado pode trazer para os seus clientes, para os seus constituídos: conselhos com bom senso, com amor à profissão”.