Advogado de Campinas lança o romance “Claridade”

Movimento de Defesa da Advocacia inicia atividades em Campinas
04/06/2018
Advogados e lideranças da classe prestigiaram a palestra do jurista Modesto Carvalhosa no evento do MDA em Campinas
07/06/2018
Movimento de Defesa da Advocacia inicia atividades em Campinas
04/06/2018
Advogados e lideranças da classe prestigiaram a palestra do jurista Modesto Carvalhosa no evento do MDA em Campinas
07/06/2018

Nesta quinta-feira, 7 de junho, a partir das 19h, o advogado campineiro, Renato Moraes, lança o livro “Claridade”, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas. A obra, publicada pela editora Record, tem como principal personagem a figura de um advogado e traz como cenário locais conhecidos de Campinas, reratados a partir do ano 2.000.

“A ideia do livro foi representar a vida de famílias com as quais cresci. Campinas é parte da história, que trata de perda, reparação, perdão e amor”, conta o autor. Renato Moraes ambientou o romance em locais como o Jardim Guanabara, a Unicamp e ruas do Centro de Campinas e vivenciados em sua juventude.  Na figura do personagem Ricardo, o romance retrata a sociedade e a vida na cidade. 

O lançamento do livro, em Campinas, terá um bate-papo  com o público, com a participação do juiz de Direito André Gonçalves Fernandes.

Sobre o autor

Dr. Renato Moraes

O advogado Renato Moraes nasceu em Campinas em 1971. É graduado em Direito pela PUC-Campinas, Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( USP0 e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ). Exerceu a advocacia e o magistério por vários anos, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir de 2010, trabalhou como editor da revista Dicta&Contradicta, publicada pelo IFE – Instituto de Formação e Educação e pela Editora Civilização Brasileira. Coordena vários grupos de estudo de filosofia e humanidades, com a análise de obras de autores como Aristóteles, Platão, Dostoiévski, Guimarães Rosa, Tomás de Aquino e Machado de Assis. Publicou artigos e livros sobre temas culturais e acadêmicos, especialmente na área de direito, filosofia e literatura.

Sinopse

Aos vinte e cinco anos, Ricardo perde sua noiva, morta por um câncer. Cinco anos depois, ele conhece Catarina, garota tímida e um pouco desequilibrada, cujo pai fora assassinado anos antes. Ricardo descobre que a moça sofre assédio moral na escola e, após ajudá-la a superar o problema, fazendo-a abrir-se aos colegas e dando-lhe segurança, os dois se tornam amigos. Através da família de Catarina, Ricardo se aproxima de Cláudia, uma mulher linda que ensaia seus primeiros passos como empresária. Eles começam a namorar, mas em menos de um ano rompem. A seguir, Ricardo percebe pode haver entre ele e Catarina mais do que amizade, apesar da diferença de 15 anos entre os dois. Quando estão prestes a engatar um relacionamento amoroso, Ricardo é acusado de ser amante de uma mulher casada, e Catarina afasta-se dele violentamente. Apesar da separação entre os dois, Ricardo segue presente na vida da garota, por uma série de ações que reverberam em torno dela e de Cláudia. Catarina carrega consigo a dúvida sobre a culpa de Ricardo, questão cuja solução trará consequências pungentes para todos os envolvidos. É um romance de formação, de amizade e de redenção, que destaca a importância do perdão e da reparação.

 

Serviço

Lançamento do livro Claridade (Ed. Record)

Data: 7 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi

 

Pular para o conteúdo