Tecnologia será debatida no Circuito de Palestras da Comissão de Direito Digital

Comissão de Estudos em Gestão de Escritórios de Advocacia debate identidade visual do profissional
05/09/2019
Seleção da OAB/SP Interior levou o título do Campeonato Brasileiro da Alifa 2019, na Categoria Livre
09/09/2019

A Comissão de Direito Digital realiza nesta sexta-feira (6/09), às 16h30, o Circuito de Palestras que abordará dois temas: Desconexão do Trabalho x Direito Fundamental e Carros Autônomos e Impacto Jurídico. O encontro é aberto a todos os advogados interessados na área e ocorrerá no 2º andar da Casa da Advocacia.

A advogada Tatiana Ozaki, membro da Comissão, abordará o primeiro tema, com ênfase nas tecnologias, na velocidade de comunicação e  os impactos nas relações do trabalho.  

Segundo a vice-presidente da Comissão, Valeria Reani, “na sociedade atual o excesso, a instantaneidade e a velocidade com que as informações se disseminam, a facilidade dos instrumentos eletrônicos de comunicação remota (e imediata) e as redes sociais não nos deixa ficar alheios aos fatos e notícias que acontecem no mundo. Assim, não é mais provável que alguém esteja desconectado do mundo real (ou virtual). Mas isso tem consequências nas relações laborais”.

O tema seguinte será apresentado pelo advogado Orestes Bacchetti, também membro da Comissão. O carro autônomo, apesar do seu desenvolvimento no sentido de aumentar a segurança dos sistemas, passageiros e tráfego, está sujeito à questões jurídicas. A advogada Valeria Reani exemplificou o  caso de um acidente envolvendo um veículo supostamente autônomo que originou uma discussão a sobre quem deveria ser responsabilizado pelos danos causados à vítima e seus familiares