Revista íntima é proibida em presídios da região de Campinas

Equipe da OAB Campinas vence mais uma partida
31/07/2017
Semana Jurídica e Baile marcam comemorações do Mês do Advogado
10/08/2017
Equipe da OAB Campinas vence mais uma partida
31/07/2017
Semana Jurídica e Baile marcam comemorações do Mês do Advogado
10/08/2017

A revista íntima corporal nos estabelecimentos prisionais situados na 4ª Região Administrativa Judiciária – Campinas foi proibida pelo Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim). De acordo com o juiz Bruno Paiva Garcia, o procedimento é vexatório e atenta contra a dignidade da pessoa humana. Além disso, a Fazenda Pública foi condenada a pagar R$ 350 mil em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, por danos morais coletivos.

O pedido de proibição foi feito pela Defensoria Pública por meio de ação civil pública. O magistrado destacou em sua decisão que “o scanner corporal, na forma já prevista na legislação estadual, é alternativa segura à revista íntima: resguarda-se a segurança do estabelecimento, sem exposição do visitante ao ridículo desnudamento”. Bruno Garcia também afirmou: “O Estado pode obrigar o preso a se despir, se for necessário para a segurança do estabelecimento penal, mas não pode fazer o mesmo com o familiar do preso.” A decisão ainda cabe recurso.

A medida atinge as penitenciárias do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia e as unidades prisionais das demais comarcas que fazem parte da 4ª Região Administrativa Judiciária, incluindo cidades da Região Metropolitana de Campinas. (Com informações do TJSP)

???????????????????????????????

Revista somente poderá ser feita com o Scanner Corporal

Pular para o conteúdo