ESA Campinas está com matrículas abertas para o Curso de Extensão em Direito Aduaneiro
27/02/2020I Congresso Paulista de Direito Eleitoral da OAB SP debate democracia, redes e participação feminina
02/03/2020A OAB Campinas alerta que o nome de uma advogada inscrita na 3ª Subseção está sendo usado por estranhos para aplicar o chamado “golpe do pecúlio”, especialmente em idosos. Os golpistas estão utilizando o nome da advogada Camila Abreu Madernas para tentar extorquir dinheiro de pessoas que acreditam ter direito a receber indenização de empresas de pecúlio e de fundos de pensão.
O golpe é aplicado a partir do envio de uma falsa carta de notificação informando que determinada pessoa tem direito a uma indenização com valores chamativos, resultante de processo judicial contra empresas de pecúlio e pensão como Mongeral, Banerj, Petrobras, dentre outras. Na carta é informado inclusive o valor de custas processuais e taxas judiciais.
Na carta, informa-se que a pessoa tem até cinco dias úteis para fazer contato pelo telefone, incluindo número de whatsapp, sob pena de o dinheiro ser devolvido aos cofres públicos. No documento aparece o nome de uma empresa fictícia – Menezes Assessoria Jurídica – , com endereço no bairro do Butantã, em São Paulo, sendo assinada em nome da advogada de Campinas.
Quando as vítimas fazem contato, um dos integrantes da quadrilha se identifica com o nome e o número da OAB da advogada de Campinas, e pede para que a pessoa deposite montante relativo às custas processuais para que seja dado o andamento ao pagamento da indenização. A advogada Camila Abreu Madernas já registrou boletim de ocorrência e alerta para que as pessoas não caiam no golpe, não entrem em contato com os números indicados na carta. Além disso, profissionais da advocacia não atuam dessa forma ou fazem tal solicitação.