Diretoria da OAB Campinas e Comissões de Direitos Humanos e da Igualdade Racial repudiam ato de ofensa racial sofrido por vereadora

Campanha de Saúde da Advogada segue até 3 de dezembro: mais de 5 mil procedimentos realizados
08/11/2021
CAASP realiza Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata
12/11/2021
Campanha de Saúde da Advogada segue até 3 de dezembro: mais de 5 mil procedimentos realizados
08/11/2021
CAASP realiza Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata
12/11/2021

A diretoria da OAB Campinas em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e da Igualdade Racial divulgou Nota de Repúdio sobre o caso da vereadora Paolla Miguel que sofreu injúria racial durante a sessão da Câmara Municipal de Campinas, na noite de segunda-feira (08/11).  A ofensa ocorreu enquanto ela discursava no plenário e partiu da área destinada ao público. A vereadora foi chamada de “preta lixo”.

A diretoria da OAB Campinas repudia veemente  tais atos, bem como qualquer tipo de discriminação racial. A Comissão de Direitos Humanos considera “deplorável que uma pessoa, do público, não consiga aceitar que a pessoa que estava na tribuna era uma mulher negra democraticamente eleita”, e pede que os fatos sejam investigados com seriedade.

Na Nota de Repúdio,  a Comissão da Igualdade Racial espera “que os responsáveis possam ser identificados e responsabilizados com todo o rigor da lei, a “liberdade de expressão” não pode se materializar através de crimes de ódio.”.

A Câmara Municipal de Campinas abriu investigação e analisará as imagens gravadas durante a sessão com o objetivo de identificar o autor da ofensa.

Nota de Repúdio da Comissão de Direitos Humanos

Nota de Repúdio da Comissão da Igualdade Racial

Pular para o conteúdo