Em clima de confraternização, Advocacia prestigia o Baile da OAB Campinas
03/09/20182º Seminário de Comércio Exterior da OAB Campinas
06/09/2018A Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB Campinas participará do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (X COPENE), que ocorrerá em Uberlândia – MG, no período de 12 a 17 de outubro. Segundo o presidente da Comissão, o advogado Ademir José da Silva, será realizada uma mesa redonda em parceria com a Comissão da Verdade da OAB Minas Gerais.
A participação dos representantes da comissão no Congresso será no dia 15 de outubro, das 10h às 12h, sob a coordenação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca e reunirá os representantes da Comissão de Campinas, da OAB SP, Sinvaldo José Firmo, a Professora Vanilda da Comissão da Verdade da OAB Minas Gerais e de um estudante da FGV , vítima de caso de racismo.
Segundo o advogado Ademir José da Silva, a mesa redonda tem como objetivo dialogar e debater as iniciativas das Comissões da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB Campinas e da OAB de Minas Gerais, que se inserem no contexto de debates e proposições sobre a reparação da escravidão, retomado no contexto brasileiro em 2015, com o início das atividades da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal da OAB. A proposta de reparação da escravidão tem como foco exigir a reparação das consequências do sistema escravista brasileiro, bem como das políticas eugênicas e do racismo instaurado no pós-Abolição, este que é estruturante de todas as relações na sociedade brasileira, sobretudo as institucionais.
Sobre o Congresso
O X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – X COPENE tem como objetivo constituir-se enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção científica dos/as pesquisadores/as negros/as e de estudiosos/as das temáticas vinculadas à população negra, sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber, e também sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, de forma particular a segregação dos negros e negras nos espaços sociais e na produção acadêmica. Este evento reunirá professores/as, pesquisadores/as e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros.
O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e o Consócio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros – CONEABs e será realizado na Universidade Federal de Uberlândia.