Comissão de Direitos da Mídia realiza debate sobre “Crimes Midiáticos”

Facamp realiza o 1º Encontro sobre Integridade Empresarial e Regulação Jurídica Global
30/09/2022
Comunicado: certidões de honorários do convênio DPE/OAB SP
03/10/2022
Facamp realiza o 1º Encontro sobre Integridade Empresarial e Regulação Jurídica Global
30/09/2022
Comunicado: certidões de honorários do convênio DPE/OAB SP
03/10/2022

 

A OAB Campinas, por meio da Comissão de Direitos da Mídia, reúne na segunda-feira (03/10) advogados especialistas em Direito Penal e Liberdade de Imprensa e jornalistas para debater o tema “Crimes Midiáticos: Liberdade de Imprensa e Presunção de Inocência”. O evento é gratuito, aberto aos profissionais do Direito e da Imprensa, e será às 18h30, no auditório da Casa da Advocacia de Campinas.

O tema terá entre os expositores o advogado criminalista Roberto Podval, que atuou em casos de grande repercussão na mídia como o da menina Isabella Nardoni, morta após a queda em um prédio na capital paulista, e o de Celso Daniel – prefeito de Santo André, assassinado em 2002. Os dois crimes são considerados emblemáticos e ganharam destaque na imprensa de todo o país.

O segundo expositor será o advogado André Marsiglia, especialista em Direito Constitucional, Liberdade de Expressão e Imprensa e em Direito Digital, também membro da Comissão de Direitos da Mídia da OAB Campinas e da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Ele estará ao lado do jornalista Valter Sena, gerente de jornalismo e apresentador do telejornal “Band Cidade”, da TV Band Mais – emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas. A mediação do debate será do presidente da Comissão de Direitos da Mídia, Eric Rocha, advogado e jornalista.

A ideia do debate é discutir questões sobre a cobertura jornalística e a presunção da inocência, na ótica do Direito, a partir de casos concretos que tiveram grande repercussão na mídia. “A velocidade na comunicação é cada vez maior, especialmente depois da consolidação das redes sociais. Em casos de grande repercussão, isso muitas vezes pode impactar a produção jornalística e, indiretamente, condenar alguém que sequer teve a oportunidade de ser ouvido pelas autoridades competentes”, explica o advogado Eric Rocha, que conduzirá o debate.

Crimes Midiáticos: Liberdade de Imprensa e Presunção de Inocência

Data: 3 de outubro (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Casa da Advocacia de Campinas (Rua Lupércio de Arruda Camargo, 111, Jardim Santana)

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/83rPYZzmW2AkNN22A

           

                       

Pular para o conteúdo