Câmara Municipal homenageia advogados com o Diploma do Mérito Jurídico

Ciclo de Palestras do Outubro Rosa começa nesta terça-feira: atividades são gratuitas
07/10/2019
Advocacia e profissionais da área médica debatem normas da resolução do CFM sobre recusa terapêutica
09/10/2019

O advogado Ademir José Silva, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil e Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Campinas foi homenageado pela Câmara Municipal de Campinas, na última sexta-feira (5/10), em reunião solene realizada no plenário da casa legislativa. Ele recebeu o Diploma de Mérito Jurídico por sua atuação em causas sociais.

A honraria foi concedida por meio de projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Carlão do PT, votado e aprovado pela Câmara Municipal em sessão realizada no dia 12 de agosto. A propositura foi apresentada em reconhecimento ao advogado Ademir José da Silva, pelo trabalho que realiza em defesa da igualdade racial e dos direitos da população negra.

Ademir José da Silva é graduado em Direito pela PUC-Campinas, tendo também presidido as Comissões de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios e Igualdade Racial da Subseção. Foi também diretor do Procon Campinas e do Departamento de Cidadania.  

A homenagem também foi feita à advogada Andreia Bessa e que atua na defesa de Direitos Humanos, na área de assistência judiciária, com atenção à saúde e educação. Entre 2001 e 2004 foi coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude na Prefeitura de Campinas, e em 2005 fez frente ao Projeto Nacional de Geração de Emprego para a Juventude.

A reunião solene de entrega do Diploma de Mérito Jurídico foi conduzida pelo vereador, autor da propositura e prestigiada por amigos e familiares dos homenageados, além de vários advogados, membros das Comissões da Subseção da Ordem, entre eles a secretária da Comissão da Liberdade Religiosa, Adriana Paiva;  a  secretária da Comissão da Igualdade Racial e Secretaria Adjunta da Comissão da Verdade, Daniela Oliveira da Fonseca, e  o presidente do Conselho de Paz de Campinas (Conpaz) e membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Campinas, Mustafá Bartar.

 

O advogado Ademir José da Silva com a esposa Geni Ramos, e os filhos, o advogado Marwan Ramos e a professora Aledir Maria da Silva