Atuação do Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha é tema de palestra na OAB Campinas

Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – 5/10/2017
06/10/2017
Antônio Gonçalves Vieira
18/10/2017
Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – 5/10/2017
06/10/2017
Antônio Gonçalves Vieira
18/10/2017

No dia 19 de outubro, às 19h, a OAB Campinas promoverá uma palestra gratuita sobre o tema “Atuação do Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha”.  A palestrante será a pela juíza Tatiane Moreira Lima, titular da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Foro Regional do Butantã, em São Paulo, desde 2012.

A iniciativa visa debater aspectos que envolvem a aplicação da lei no combate à violência doméstica, o entendimento dos juízes e penalização sobre os crimes de violência contra a mulher.  A palestra é gratuita e será no auditório da Casa da Advocacia e Cidadania.

A Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 11 anos de existência em agosto deste ano. A lei foi batizada com o nome da biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de assassinato, e tornou-se símbolo do combate à violência doméstica.

Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores normas, no mundo, de proteção à vida da mulher, a Lei Maria da Penha estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica, entre eles a proibição da aplicação de penas pecuniárias aos agressores e a concessão de medidas protetivas para às vítimas de agressão.

Em agosto de 2016, quando a lei completou 10 anos, um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que  a Lei Maria da Penha  possibilitou uma redução de cerca de 10% na taxa de homicídio contra as mulheres dentro das residências.  A pesquisa foi feita com base nos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Clique Aqui para fazer a inscrição