Agradecimento à Advocacia de Campinas

O fortalecimento da Advocacia do interior paulista
15/08/2016
O fortalecimento da Advocacia do interior paulista
15/08/2016

Estamos prestes a encerrar mais um ciclo de trabalho e dedicação em prol da advocacia de Campinas. Ao longo dos quase três anos dessa gestão, buscamos desenvolver atividades voltadas à valorização e ao fortalecimento da classe tendo em mente o desafio de fazer mais e cada vez melhor. Ao término dessa jornada, consideramos fundamental dedicar um  agradecimento especial a todas as advogadas e advogados que confiaram em nosso trabalho e que, de alguma forma, deram o norte do caminho a ser trilhado para que atendêssemos às expectativas  da advocacia e  cumpríssemos nossa missão à frente dessa Subseção.

Da mesma forma, agradecemos também aos nossos funcionários e colaboradores e a todos as advogadas e advogados que atuaram, voluntariamente, em nossas comissões e que muito contribuíram para a efetivação dos nossos projetos. O sucesso alcançado em muitas das iniciativas dessa gestão não teria sido almejado sem o apoio e a cooperação de todos que abraçaram a missão de trabalhar para a advocacia.

Iniciamos a gestão com novas perspectivas de trabalho em prol da classe, com a mudança para a nova sede, um prédio digno e à altura da advocacia campineira. Em paralelo à mudança, com a tarefa de estruturar todos os departamentos na nova casa, implementamos o projeto de promover o conhecimento jurídico com atividades de atualização e capacitação, por meio de palestras, cursos, congressos e seminários.

Em 2016, em um trabalho conjunto com as Comissões Temáticas da Subseção, realizamos 60 eventos, com a presença de palestrantes, debatedores e mediadores escolhidos cuidadosamente para oferecer conteúdo de qualidade e aprimorar o conhecimento. Já em 2017, ampliamos a programação com uma agenda de 70 eventos com temas das mais diversas áreas do Direito.

Neste ano, imprimindo o mesmo ritmo, conseguimos realizar e consolidar grandes eventos como os Congressos da Jovem Advocacia e de Direito Previdenciário e os Seminários de Comércio Exterior e de Direito Tributário, além da Semana Jurídica da OAB Campinas, todos com o auditório lotado.

Em média, por ano, entre 5 e 6 mil advogados, estagiários e estudantes de Direito participaram dos eventos de capacitação de forma presencial. A tecnologia permitiu ultrapassar a barreira do espaço físico, sendo que os eventos esgotados pela limitação de lugares no auditório tiveram transmissão ao vivo, em tempo real, pelo facebook da Subseção, permitindo que advogados e estudantes de Direito não só de Campinas, mas da região e até de outros Estados absorvessem, igualmente, o conteúdo apresentado pelos palestrantes.

No período destaca-se ainda um tema fundamental para o dia a dia da advocacia: o respeito e a defesa das prerrogativas. Tivemos reuniões com  dirigentes dos fóruns de Campinas, com atuação destacada da Comissão de Direitos e Prerrogativas, debatendo e buscando solucionar problemas pontuais. Em sintonia com a Comissão, o Conselho Regional de Prerrogativas também trabalhou com afinco em sua missão, tendo sido a nossa sede palco de Ato Público de Desagravo em favor de quatro colegas ofendidos no exercício profissional.     

Foram três anos de muito trabalho e de muitas conquistas. É sabido que, ao mesmo tempo em que a tecnologia – leia-se processo eletrônico – trouxe vantagens para a advocacia, ao judiciário e ao jurisdicionado, é bem verdade que nós, advogados, já não encontramos mais, com frequência, os colegas nos corredores dos fóruns.

Neste sentido, essa foi uma grande conquista. A presença maciça de advogados nas atividades da Subseção fez da Casa da Advocacia o ponto de encontro e reencontro de muitos colegas. Também foi gratificante ver a ampla participação da advocacia campineira em eventos externos, tanto de capacitação, realizados por meio de parcerias, como em atividades esportivas, a exemplo da Corrida e Caminhada organizada pela Subseção.

Por fim, reiteramos nosso agradecimento à advocacia campineira. Tudo que empreendemos nesse período só foi possível graças à participação e o apoio de cada advogada e advogado. 

Daniel Blikstein – Presidente

Pular para o conteúdo