Semana Jurídica: Palestra de abertura lota a Casa da Advocacia e homenageia o jurista José Afonso da Silva

Cerca de 400 participantes prestigiam o VI Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo
20/08/2018
Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil quer ampliar parcerias
23/08/2018
20/08/2018
Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil quer ampliar parcerias
23/08/2018

Mais de 400 pessoas, entre advogados, estagiários, estudantes de Direito, além de autoridades convidadas participaram da abertura da V Semana Jurídica da OAB Campinas, realizada na segunda-feira (20/08), na Casa da Advocacia.  O evento lotou o auditório principal e mais três miniauditórios que receberam transmissão simultânea da palestra do jurista José Afonso da Silva sobre “A Constituição Cidadã- Conquistas e Desafios”, em homenagem aos os 30 anos da Constituição Federal.

Compuseram a mesa de honra do evento o presidente da OAB SP, Marcos da Costa; o presidente da 3ª Subseção,  Daniel Blikstein, o secretário geral e coordenador da Semana Jurídica, Paulo Braga; os diretores da Subseção, Ivan Castrese e Cláudio Vieira, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, representando o presidente TRT-15ª;  a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª região, Maria Stela Guimarães De Martin; o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Richard Pae Kim, representando a magistratura estadual; a advogada e deputada estadual, Célia Leão; o diretor Deinter-2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), delegado José Henrique Ventura; e o promotor de Justiça de Campinas, José Roberto Carvalho Albejante.  A vice-presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, também prestigiou a solenidade de abertura.

Convidado a fazer a abertura do evento, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, destacou a importância do jurista para a história do país. “Dr. José Afonso é o maior constitucionalista da nossa história, uma pessoa especial e ter a oportunidade de ouvi-lo e assisti-lo é um grande privilégio. Os jovens precisam saber que nós temos na história do Brasil muito mais períodos de exceção do que democráticos, a luta pela democracia, pela liberdade foi uma luta muita dura. Nesse momento em que a Constituição faz 30 anos, cumprimento a OAB Campinas,  na pessoa do Dr. Daniel, por esse evento, no momento em que constituição cidadã faz 30 anos e que permitiu o maior período democrático da história desse no país”.

O presidente da OAB Campinas, Daniel Blisktein, deu as boas vindas a todos e agradeceu a presença das autoridades. “É um dia especial e que marca a história da nossa Subseção, nessa homenagem aos 30 anos da Constituição Federal, em que recebemos o Dr. José Afonso,  com a presença de tantas pessoas e de autoridades que vieram prestigiar essa comemoração da Constituição e a lição que vamos receber do Dr. José Afonso, o maior constitucionalista do nosso país e, por todas as suas obras jurídicas,  professor de todos nós”.

Na sequência, o presidente da Subseção agradeceu aos diretores da Subseção que se empenharam na organização e realização da Semana Jurídica, e fez a entrega de uma placa comemorativa do evento em homenagem ao jurista. O secretário geral e coordenador da Semana Jurídica, Paulo Braga, reiterou o agradecimento pela presença do Dr. José Afonso. “Professor de todos nós, o maior constitucionalista do Brasil de todos os tempos. A OAB Campinas escreve uma página muito importante da sua história, é uma homenagem de toda a advocacia pelos relevantes ensinamentos à comunidade jurídica brasileira”.

Sob os olhares atentos de todos os presentes ao evento, o jurista discorreu sobre a Constituição Federal e o que ela representa para o país, destacado o fato de ser uma constituição cidadã, quais as conquistas e os desafios enfrentados e que, em sua análise,  ainda serão enfrentados. “A Constituição Cidadã é um qualificativo que o Ulysses Guimarães, como presidente da Assembleia Nacional Constituinte,  deu à Constituição de 1988 que nos rege. É cidadã porque foi elaborada com intensa participação da cidadania. Durantes seu processo de formação, o povo afluiu pelos corredores do Congresso Nacional para defender a inclusão de seus direitos no texto da Constituição que estava sendo formada.”, afirmou o jurista.

Também compareceram ao evento os conselheiros da OAB SP, Aderbal da Cunha Bergo, Dijalma Lacerda e Edmilson Gallinari; o presidente da XVII Turma do TED, George Zouein; além  presidentes de Comissões da Subseção; entre eles da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo  e da Seguridade Social,  Daniele Domingos Monteiro; e a presidente da Associação dos Jovens Advogados de Campinas, Nicole Capovilla Fernandes.

A integra do evento e da palestra de abertura da V Semana Jurídica da OAB Campinas pode ser vista na página do Facebook (www.facebook.com/oabspcampinas/).