Cadê meus direitos e prerrogativas? Você já se fez essa pergunta?
17/03/2025Prerrogativas: A Trincheira da Advocacia
12/05/2025
Marcos da Silva Pereira é Advogado e Assessor do PROCON/Campinas; Especializando-se em Direito Penal e Processual Penal; Formações em Direitos do Consumidor, Contratos Bancários, Mediação e Conciliação; Membro Efetivo da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/Campinas desde 2022. Colaborar Técnico e Revisional da Cartilha do Consumidor “Entenda Seus Direitos” do PROCON de Campinas – 2012

Levando em consideração que março é o Mês da Mulher, nada melhor que tratar da “Relevância da atuação feminina na Advocacia, na Direção da OAB/Campinas e, pioneiramente, na Comissão de Direitos e Prerrogativas”. A atuação feminina na advocacia é fundamental para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, haja vistas o histórico de lutas e conquistas das mulheres. A presença feminina na profissão inspira e empodera outras mulheres a trilhar as carreiras jurídicas. Já a representatividade feminina na advocacia, seja na presidência da OAB / Campinas – 3ª Subseção da Ordem do Advogados do Brasil, ou nas comissões temáticas, a exemplo da Comissão de Direitos e Prerrogativas, é crucial para enaltecer a importância de advocacia e da instituição.
É perceptível e salutar que as mulheres estão cada vez mais presentes na liderança, na produção de conhecimento e na formulação de políticas públicas. Assim, é cada dia mais efetiva a participação feminina em cargos importantes de nossa sociedade, na OAB/Campinas não é diferente, refletindo um esforço contínuo de ampliação de representatividade e de inclusão.
Na atual composição da mesa diretora da OAB/Campinas, dos 05 (cinco) cargos, encarreiram 02 (duas) mulheres, a Dra. Luciana Gonçalves de Freitas (Presidente) e a Dra. Mariana Souza Baroni (Tesoureira). Deve-se destacar que a Dr. Luciana é a segunda mulher presidente em quase 100 anos de história da 3ª Subsecção. A primeira mulher a presidir a Ordem em Campinas foi a Dra. Tereza Nascimento Rocha Dóro (2007 / 2010).
Já na Comissão de Direitos e Prerrogativas da 3ª Subseção, dentre os membros elencam diversas mulheres engajadas e aguerridas, presidida pioneiramente, a partir de janeiro de 2025, por uma mulher, a Dra. Kátia Simone Soares.
Desta forma, a atuação feminina na advocacia e nos cargos e comissões, mostra-se positivamente relevante, pois, além de propiciar eficiência, encoraja e desperta outras mulheres às nobres fileiras, na consecução dos objetivos basilares de nossa classe.
