Projeto da Comissão OAB Campinas vai a Escola é apresentado no 2º Simpósio Como Onde Trata em SP

Comissão da Mulher Advogada altera nome e amplia atuação na defesa dos Direitos das Mulheres
30/10/2023
Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata da CAASP começa dia 1º de novembro
31/10/2023
Comissão da Mulher Advogada altera nome e amplia atuação na defesa dos Direitos das Mulheres
30/10/2023
Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata da CAASP começa dia 1º de novembro
31/10/2023

O trabalho da Comissão OAB Campinas vai à Escola foi apresentado no 2º Simpósio Como Onde Trata 2023, realizado nos dias 27 e 28 de outubro, no Teatro Anne Frank, em São Paulo. A presidente da Comissão, a advogada Cláudia Camargo foi uma das palestrantes do evento e abordou o projeto realizado nas escolas de Campinas sobre “Prevenção de Substâncias desde a Primeira Infância e Juventude”, com ênfase na problemática do aumento do uso de cigarros eletrônicos no ambiente escolar e a nomofobia, que tem atingido crianças, adolescentes, e pessoas em desenvolvimento.

O Simpósio é uma realização e idealização do psicólogo Hiram Ravache e seu sócio Fernando Harden Nunes, ambos diretores e fundadores do site Como Onde Trata, que tem por objetivo levar palestras e discussão sobre os serviços e projetos, das ações existentes, na área de prevenção às dependências relacionadas, principalmente, ao uso de substâncias psicoativas – álcool, tabaco, outras drogas e medicamentos, que possam sofrer com o transtorno do uso de substâncias (TUS).

O tema central da 2ª edição do simpósio foi “Informação é a Questão, Prevenção é a Solução – Ações Projetos de Prevenção às Dependências”. A abertura do evento contou com a presença e participação do atual Vice-Governador do de SP,  Felício Ramuth, que comentou e sinalizou, sobre as ações e políticas públicas na prevenção das dependências, na capital e cidades do estado de SP.

Também participaram na palestra de abertura do Simpósio, a Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo,  Sandra Marques, especialista no Combate ao Tabagismo e Cigarros Eletrônicos; a psicóloga especialista em tratamento e projetos na dependência química, Valéria Rocha Brasil e a atriz  Irene Ravache.

Durante o evento foram apresentados painéis de ações e projetos desenvolvidos por profissionais junto às escolas, famílias, sociedade e instituições de acolhimento e tratamento. Profissionais da saúde, educação, adolescentes, jovens e familiares falaram e trocaram informações e conteúdos, relacionados a responsabilidade dos familiares de pessoas que sofrem com esta doença, ações na rede escolar, propostas e projetos do poder público e empresas coorporativas, bem como, de ONGs do terceiro setor da sociedade.

No dia 28 de outubro, no encerramento das atividades a advogada Claudia Camargo dividiu sua participação com outros profissionais prevencionistas, como Sandra Marques, parceira da Comissão OAB Vai à Escola – Comissão de Direito da Saúde e Instituto Projeto no Estado de São Paulo, e com o médico cardiologista Carlos Henrique Costa, também especialista em prevenção, que pontuou os malefícios do uso de substâncias psicoativas desde a gestação, de palestra e debate, finalizando os trabalhos do Simpósio.

Pular para o conteúdo