Posse solene da nova gestão lota a Casa da Advocacia de Campinas

Agenda de capacitação – 25 a 29 de abril
25/04/2022
Equipe da OAB Campinas estreia na XXI Copa Estadual OABSP/CAASP 2022
02/05/2022
Agenda de capacitação – 25 a 29 de abril
25/04/2022
Equipe da OAB Campinas estreia na XXI Copa Estadual OABSP/CAASP 2022
02/05/2022

Advogadas, advogados, diretores da OAB SP, presidentes de Subseções, conselheiros estaduais, desembargadores, juízes e autoridades do município prestigiaram na noite da última quarta-feira (27/04) a solenidade de posse da nova diretoria da 3ª Subseção e lotaram o auditório e outros espaços da Casa da Advocacia de Campinas. A cerimônia aconteceu no auditório principal e foi transmitida em tempo real para os demais auditórios do prédio. A noite festiva que marcou a diplomação da diretoria eleita para o triênio 2022/2024 teve a presença de aproximadamente 450 pessoas.  

 A presidente Luciana Freitas; o vice-presidente Paulo Braga; o secretário geral, Cláudio Vieira; o secretário geral-adjunto, André Amin Teixeira Pinto; e a tesoureira, Stella Serafini, firmaram o compromisso na presença da presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini que veio a Campinas acompanhada do vice-presidente da Secional, Leonardo Sica, e da secretária geral, Daniela Marchi Magalhães. A presidente da CAASP, Adriana Galvão Moura Abílio, e a diretora Vilma Muniz de Farias também participaram da cerimônia.

Entre as autoridades convidadas, compuseram a mesa solene  o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o vereador Luiz Henrique Cirilo, representando a Câmara Municipal,  o juiz diretor do Fórum de Campinas, Luis Antonio Alves Torrano; o desembargador do TJSP, Alexandre Carvalho e Silva de Almeida; e o  desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani – representando a presidente do TRT-15ª Região.

A abertura da solenidade contou com uma apresentação musical de Gabriel de 12 anos, acompanhado pelo pai, Rafael Cheib, ao violão, com um repertório de canções em inglês e músicas brasileiras. A dupla emocional o público presente.   

Marcando o início do ato solene, a presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, iniciou o rito de posse nos termos da Lei Federal nº 8.906, de 4 de julho de 1994, e no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. Coube à presidente Luciana Freitas a leitura do compromisso de “ manter e defender os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que lhes são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da Advocacia”.

Dando seguimento à solenidade, foi passada a palavra às autoridades da mesa. O prefeito Dário Saadi desejou sucesso à nova diretoria. “Tenho certeza de que a advocacia de Campinas estará muito bem representada. Precisamos de uma OAB forte, a OAB tem papel fundamental na defesa da democracia, do estado democrático, e quero desejar à diretoria OAB Campinas muito sucesso.   O vereador Luiz Henrique Cirilo também parabenizou a nova diretoria  “Desejo um triênio profícuo e que todas as demais instituições constituídas saibam a força da advocacia”.

O presidente da OABPrev, Daniel Blikstein, e ex-presidente da Subseção de Campinas nas últimas três gestões, em seu discurso, enalteceu o trabalho da presidente Luciana Freitas. “Nesses seis anos que esteve como vice-presidente, liderou projetos fundamentais para a nossa advocacia, de valorização da advocacia, de capacitação e  melhoria da infraestrutura, e está preparada para liderar a OAB Campinas nesse próximo triênio. A força de trabalho dela é incansável e por conta do seu histórico como professora universitária, advogada atuante, e gestora da Subseção, ela reúne todos as características e elementos necessários para dar a visão de futuro que a nossa Subseção precisa para os próximos três anos”.

Na sequência, ocupou o púlpito do auditório a presidente Luciana Freitas. Após agradecer a presença da diretoria da Secional, dos gestores de Subseções, conselheiros, presidentes e membros das Comissões da Subseção, e demais pessoas presentes à cerimônia,  Luciana Freitas, falou sobre os planos da sua diretoria. “Somos sempre instigados a pensar na situação atual e a preocupação com ferramentas para desenvolvermos a nossa atividade é sempre importante. A preocupação com a infraestrutura e serviços sempre foi constante, desde quando estive como vice-presidente e que continuará agora”, destacou a presidente ao anunciar o início de obras em maio, na Casa da Advocacia, que receberá salas do Escritório Compartilhado, um projeto pioneiro que já funciona na sede Central.

Além do Escritório Compartilhado anunciou outras iniciativas para a advocacia com obras para melhoria ou criação dos pontos de apoio externos aos advogados no CDP Campinas, CPP Ataliba Nogueira. “As obras também serão iniciadas em maio, a reserva do espaço já aconteceu e agora reformas e adequações trarão mais benefício e suporte para a Advocacia que poderá peticionar até mesmo no local”.

“Eu como presidente da OAB Campinas estou extremamente feliz porque conto com uma diretoria experiente e preparada. Nós acreditamos é no trabalho em equipe com direção clara das ações e união dos esforços”, afirmou ao finalizar seu discurso.

Em seguida, a presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, juntamente com a presidente Luciana Freitas, entregaram ao vice-presidente, Paulo Braga, e aos diretores Cláudio Vieira, André Amin Teixeira Pinto, e Stella Serafini, os respectivos diplomas.

Pela CAASP, a presidente Adriana Galvão Moura Abílio, parabenizou a advocacia de  Campinas. “A CAASP  estará aberta para essa advocacia que é pujante e que representa o estado de São Paulo, principalmente o interior, com maestria e que possamos, juntos, construir uma OAB mais forte, uma nova OAB que tenha na sua essência o respeito à advocacia”.

O encerramento da solenidade coube à presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, que destacou a importância da mulher nas diretorias da Secional, da Subseção e da CAASP e os desafios frente ao momento atual do país. “É uma honra presidir a Secional acompanhada da sua presidente aqui em Campinas, é um momento histórico.  Vamos corresponder e mostrar que as mulheres não apenas são capazes de gerir, mas de gerir em momentos de crise, em que são necessárias ações firmes e corajosas”, ressaltando que os projetos de Campinas podem ser replicados em outras regiões do Estado. “Vamos colocar  a OAB no século 21, em conexão com a advocacia, replicar e  aprender com Campinas, replicar no estado o que Campinas tem feito de bom”, pontuou.

Durante a solenidade foram nominadas a presença de várias autoridades e representantes da advocacia. Compareceram ao evento vários juízes da Justiça Estadual, da Justiça Trabalhista e da Justiça Federal, delegados das Polícias Federal e Civil, bem como representantes da Polícia Militar e Exército, além de coordenadores e diretores de Faculdades de Direito de Campinas. Entre os conselheiros estaduais, estiveram presentes Fernando Figueiredo, Haroldo Cardella, Leopoldo Luis Lima Oliveira, Thais Cremasco, Daliana Cristina Dias Leite Keleti, Lucimara Ferreira de Sousa, Leandro Affonso Tomazi e Erazê Sutti.

Foram registradas as presença de presidentes e membros da maioria das 70 Comissões Temáticas da Subseção de Campinas. Participaram também os seguintes presidentes de Subseções: Andréa Tartuce  (Subseção de Santo André), Luis Leite de Camargo ( Hortolândia), Vanessa de Oliveira Missiano (Francisco Morato), Thiago Massicano (Tatuapé),  Ana Elisa Moretti Pilares (Pedreira), Antonio Ricardo da Silva Barbosa (Vinhedo),  Maria do Carmo Abrucezi (Jaguariúna),  Luciane Bonelli Pasqua ( Mogi Guaçu), Dauro Machado (Paulínia),  Paulo Roberto da Silva (Sumaré),  Vanessa Turolla Alves Cardoso ( Amparo).

 

Pular para o conteúdo