Palestras – Agosto 2019

Palestras – Julho 2019
01/08/2019

A OAB Campinas abriu a programação de palestras do segundo semestre, no dia 6 de agosto, com a apresentação do tema Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A exposição foi do professor Ricardo Maffeis Martins, da Escola Paulista de Direito (EPD) e. membro do Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro) e da Comissão de Inteligência Artificial do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O evento foi aberto pelo presidente Daniel Blikstein que deu as boas-vindas aos participantes. A mesa de trabalho contou com a presença do diretor tesoureiro, Ivan Castrese; do conselheiro Thiago Rodovalho, e da advogada Silvana Machado Cella.

No dia 7 de agosto a OAB Campinas recebeu o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Marcelo Chohfi em palestra organizada pelas comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito do Trabalho. O juiz abordou o tema Execução Trabalhista Pós-Reforma-Aspectos Gerais. Participaram da palestra o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, André Amin Teixeira Pinto, a Vice-presidente da Área Trabalhista, Patrícia Ferreira Gonçalves; e o presidente da Comissão de Estudos em Gestão de Escritório de Advocacia, Rodrigo Nunes do Amaral.

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais realizou no dia 8 de agosto a palestra Da posse e adoção responsável dos animais domésticos, ministrada por Marjorie Rodrigues, protetora de animais; e presidente da ONG OperaCÂO Resgate Campinas, fundada em dezembro de 2012. O evento, organizados pela advogada Adriana Gonçalves Serra, presidente da Comissão, foi realizado no mini auditório da Casa da Advocacia e teve a presença de advogados e de membros de ONGs.  

O professor Rosaldo Trevisan,  Doutor em Direito pela UFPR, especialista credenciado pela Organização Mundial de Aduanas (OMA) e consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi o palestrante convidado para a Aula Magna de Direito Aduaneiro que marcou o início do curso de Extensão em  Direito Aduaneiro do Núcleo Campinas da Escola Superior de Advocacia. O evento aconteceu no dia 8 de agosto e foi organizado pela Comissão Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, presidida pelo advogado Alan Aparecido Murça.

A Comissão de Estudos em Falência e Recuperação Judicial realizou no dia 12 de agosto a palestra  A interpretação dos mais novos enunciados do Tribunal de Justiça de São Paulo. O tema foi apresentado pelo professor Cássio Machado Cavalli, Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Direito e Graduação em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e integrante do Grupo de Trabalho do Ministério da Fazenda encarregado da elaboração da Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falências. O evento teve a participação do diretor  Tesoureiro da Subseção, Ivan Castrese e do presidente da Comissão,  Fernando Pompeu Luccas.

No dia 13 de agosto a Comissão de Estudos em Gestão de Escritório de Advocacia realizou a palestra Plano de Negócio para a Advocacia e Gestão de Carreira,  tendo como expositora do tema a advogada Sarah Ferreira, consultora jurídica atuante em Direito Empresarial e Direito Público e  especialista em Direito Constitucional. A mesa do evento contou com a presença do presidente da Subseção, Daniel Blikstein;  do diretor Tesoureiro, Ivan Castrese; do presidente da Comissão idealizadora do evento, Rodrigo Nunes do Amaral; do vice-presidente da Comissão, Bruno Garcia Dalmolin; do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, André Amin Teixeira Pinto; da presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Luanna Lance e da diretora Secretária-Geral da Subseção de Sumaré, Tamires Lopes Pinheiro de Oliveira. 

As novas tecnologias, a inovação e a transformação da era virtual no cenário do Direito foram questões debatidas durante a palestra  Em busca de inovação na Justiça do Trabalho, realizada no dia 15 de agosto. O evento organizado pela OAB Campinas e a Legal Hackers reuniu como expositores e debatedores a  Juíza Titular da 6ª Vara do Trabalho de Campinas, Ana Claudia Torres Vianna; o advogado Mauricio Tomaz Tonin; o coordenador do Legal Hackes em Campinas e também advogado Guilherme Leonel; a advogada Karina Gonzaga Pedrazoli e o diretor tesoureiro da 3ª Subseção, Ivan Castrese.