Palestras – Agosto 2019

Palestras – Julho 2019
01/08/2019
Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – Advogados – 20/08/2019
21/08/2019
Palestras – Julho 2019
01/08/2019
Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – Advogados – 20/08/2019
21/08/2019

A OAB Campinas abriu a programação de palestras do segundo semestre, no dia 6 de agosto, com a apresentação do tema Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A exposição foi do professor Ricardo Maffeis Martins, da Escola Paulista de Direito (EPD) e. membro do Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro) e da Comissão de Inteligência Artificial do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O evento foi aberto pelo presidente Daniel Blikstein que deu as boas-vindas aos participantes. A mesa de trabalho contou com a presença do diretor tesoureiro, Ivan Castrese; do conselheiro Thiago Rodovalho, e da advogada Silvana Machado Cella.

No dia 7 de agosto a OAB Campinas recebeu o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Marcelo Chohfi em palestra organizada pelas comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito do Trabalho. O juiz abordou o tema Execução Trabalhista Pós-Reforma-Aspectos Gerais. Participaram da palestra o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, André Amin Teixeira Pinto, a Vice-presidente da Área Trabalhista, Patrícia Ferreira Gonçalves; e o presidente da Comissão de Estudos em Gestão de Escritório de Advocacia, Rodrigo Nunes do Amaral.

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais realizou no dia 8 de agosto a palestra Da posse e adoção responsável dos animais domésticos, ministrada por Marjorie Rodrigues, protetora de animais; e presidente da ONG OperaCÂO Resgate Campinas, fundada em dezembro de 2012. O evento, organizados pela advogada Adriana Gonçalves Serra, presidente da Comissão, foi realizado no mini auditório da Casa da Advocacia e teve a presença de advogados e de membros de ONGs.  

O professor Rosaldo Trevisan,  Doutor em Direito pela UFPR, especialista credenciado pela Organização Mundial de Aduanas (OMA) e consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi o palestrante convidado para a Aula Magna de Direito Aduaneiro que marcou o início do curso de Extensão em  Direito Aduaneiro do Núcleo Campinas da Escola Superior de Advocacia. O evento aconteceu no dia 8 de agosto e foi organizado pela Comissão Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, presidida pelo advogado Alan Aparecido Murça.

A Comissão de Estudos em Falência e Recuperação Judicial realizou no dia 12 de agosto a palestra  A interpretação dos mais novos enunciados do Tribunal de Justiça de São Paulo. O tema foi apresentado pelo professor Cássio Machado Cavalli, Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Direito e Graduação em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e integrante do Grupo de Trabalho do Ministério da Fazenda encarregado da elaboração da Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falências. O evento teve a participação do diretor  Tesoureiro da Subseção, Ivan Castrese e do presidente da Comissão,  Fernando Pompeu Luccas.

No dia 13 de agosto a Comissão de Estudos em Gestão de Escritório de Advocacia realizou a palestra Plano de Negócio para a Advocacia e Gestão de Carreira,  tendo como expositora do tema a advogada Sarah Ferreira, consultora jurídica atuante em Direito Empresarial e Direito Público e  especialista em Direito Constitucional. A mesa do evento contou com a presença do presidente da Subseção, Daniel Blikstein;  do diretor Tesoureiro, Ivan Castrese; do presidente da Comissão idealizadora do evento, Rodrigo Nunes do Amaral; do vice-presidente da Comissão, Bruno Garcia Dalmolin; do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, André Amin Teixeira Pinto; da presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Luanna Lance e da diretora Secretária-Geral da Subseção de Sumaré, Tamires Lopes Pinheiro de Oliveira. 

As novas tecnologias, a inovação e a transformação da era virtual no cenário do Direito foram questões debatidas durante a palestra  Em busca de inovação na Justiça do Trabalho, realizada no dia 15 de agosto. O evento organizado pela OAB Campinas e a Legal Hackers reuniu como expositores e debatedores a  Juíza Titular da 6ª Vara do Trabalho de Campinas, Ana Claudia Torres Vianna; o advogado Mauricio Tomaz Tonin; o coordenador do Legal Hackes em Campinas e também advogado Guilherme Leonel; a advogada Karina Gonzaga Pedrazoli e o diretor tesoureiro da 3ª Subseção, Ivan Castrese.

A Comissão de Precatórios da OAB Campinas, criada recentemente, realizou a primeira atividade de capacitação no dia 26 de agosto. A presidente da Comissão, Claudete Hinz ministrou a palestra Precatórios: Direto ao Ponto no auditório do 2º andar da Casa da Advocacia. Após a exposição do tema os participantes conheceram um software  para acompanhamento de Precatórios e Requisitórios na apresentação de especialistas em computação e sistemas de informação, Alexandre Terra e Vitor Sommer.  

No dia 27 de agosto, a Comissão de Direito Sistêmico promoveu o workshop Prática e Posturas Sistêmicas Aplicadas ao Direito. O tema teve como palestrante o Neuropsicólogo com especialização em Sistêmica Familiar, é Master Coach Trainer, Trainer em Constelação Familiar e Organizacional Sistêmica, Luciano Alves. O workshop foi conduzido pela presidente da Comissão, a advogada Tatiana Libertini Martins e acompanhado por advogados e estudantes de Direito que lotaram o auditório da Casa da Advocacia. Também compuseram a mesa do evento as as advogadas Katia Cilene da Silva Coelho e Marisa Ecke Medeiros, membros da Comissão de Direito Sistêmico.

Com o tema Meio Ambiente em Campinas: Perspectivas Jurídicas, a Comissão do Meio Ambiente e Interesses Difusos da Subseção, presidida pela advogada Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno,  realizou um amplo debate na manhã do dia 28 de agosto, na Casa da Advocacia. Energia limpa, mobilidade urbana com veículos elétricos, os desafios no setor  imobiliário e políticas públicas do setor foram temas das palestras ministradas pelo Advogado e Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; pelo diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, Adalberto Maluf; pelo presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho; e pela Advogada e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas. Pia Gerda Passeto. Também esteve presente ao evento, o secretário Geral, Paulo Braga, que representou a diretoria da Subseção.

Também no dia 28 de agosto, a Comissão de Direito Penal Econômico promoveu a palestra  O Compliance como prevenção de crimes contra a Ordem Tributária e de Lavagem de Dinheiro, ministrada pelo advogado Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento foi conduzido pela presidente da Comissão, Juliana Blanco. O diretor Tesoureiro da Subseção, Ivan Castrese também participou da mesa de trabalho, juntamente com o presidente da Comissão de Estudos em Gestão de Escritórios de Advocacia, Rodrigo Nunes do Amaral.

Pular para o conteúdo