OAB SP lança Movimento Democracia Sempre

ESA Campinas tem novos cursos on line com início em junho
02/06/2020
Covid 19: Portaria do Deecrim suspende saída temporária de detentos durante o mês de junho
05/06/2020
ESA Campinas tem novos cursos on line com início em junho
02/06/2020
05/06/2020

A OAB SP lança nesta sexta-feira (5/06) , às 15h, o Movimento Democracia Sempre, no canal do Youtube da instituição. Na cerimônia virtual será apresentado o documento que traduzirá o Movimento e contará com a participação do Ministério Público Estadual, representado pelo Procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, pelo Presidente do CRECI SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), Augusto Vianna Neto e pelo presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos.

A história nos mostra que não existe regime político melhor do que a Democracia e não há promessa de futuro bom fora dela. Ditaduras e autoritarismos só exibem o atraso, a injustiça, a desigualdade, a dor e o sofrimento popular.

Desde a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, é a primeira vez que, perplexos, vimos pessoas bradar pela ruptura democrática, pelo fechamento do Congresso Nacional e pelo fim do Supremo Tribunal Federal. Agrava a situação quando nesses atos antidemocráticos observamos a presença de autoridades.

Essas ameaças à Democracia obrigam a uma resposta da sociedade e das instituições brasileiras. O direito ao voto universal, a manutenção da liberdade de imprensa, a consagração do direito de defesa, a garantia da livre manifestação de pensamento sem incitação à violência, a defesa da transparência, a não permissão da circulação de informações e notícias falsas, a observância da independência e harmonia institucionais entre os poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e, sobretudo, o respeito à Constituição, são pilares fundamentais da organização da sociedade brasileira e necessitam de apoio e vigília constantes.

Por tudo isso, devemos dizer um veemente NÃO às pretensões de ruptura com as balizas fundamentais do Estado Democrático de Direito e, portanto, combater com vigor a semente do preocupante autoritarismo, particularmente daqueles que não compreendem que o coletivo é sempre maior que o individual.

O Movimento Democracia Sempre será um grande observatório, um escudo aos retrocessos civilizatórios e um núcleo de defesa contra todas as ameaças antidemocráticas, por meio do qual serão reiteradamente reafirmados o dever e a responsabilidade de defesa das mensagens #DemocraciaSempre e #AutoritarismoNão.”

Data: 05 de junho
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=I2kQjdFfTtM&feature=youtu.be