OAB SP e OAB Campinas participaram do ato em defesa da Justiça do Trabalho

No ar, o Portal da Transparência da OAB SP
28/01/2019
Carnaval da Advocacia: participe
01/02/2019
No ar, o Portal da Transparência da OAB SP
28/01/2019
Carnaval da Advocacia: participe
01/02/2019

O presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, acompanhado do presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, e de diretores da Subseção, marcou presença no ato público em defesa da Justiça do Trabalho, realizado em Campinas, em frente ao Fórum Trabalhista, na Avenida Norte-Sul, das 10h às 12h30, na última terça-feira (29/01). Na abertura os organizadores dedicaram um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

O movimento reuniu representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra 15), Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas (AATC),  Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho em Campinas (PRT-15), a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e do Sindiquinze. Advogados, procuradores, juízes e servidores da Justiça Trabalhista acompanharam o ato. Várias lideranças das entidades fizeram uso da palavra, com destaque para o papel histórico e social  e a importância da Justiça trabalhista para cidadão e a sociedade como um todo.

O presidente da OAB SP, em seu discurso, enfatizou que defender a Justiça do Trabalho é defender o cidadão. “Antes desse movimento querer defender qualquer órgão de classe é necessário compreender que a Justiça do Trabalho tem uma única razão de ser, que é a de servir a maior autoridade de todas em um estado democrático de direito, que é o cidadão.  Em todas as oportunidades quando pessoas pretendem fragilizar os direitos de cidadania, não tenham dúvida, os 400 mil advogados que compõem a  OAB SP sairão em defesa daquilo que está a defender o cidadão”, ressaltou. Caio Augusto falou também sobre o encontro realizado pela OB SP, com a participação de 230 presidentes Subseções e 160 conselheiros. “Os espaços da OAB SP em todo o Estado de São Paulo levantaram nesta gestão uma primeira bandeira, a de defesa do cidadão, na compreensão que a Justiça do Trabalho não é conquista da magistratura trabalhista, não é conquista da advocacia trabalhista ou dos servidores, é mais que isso, é conquista civilizatória da nação brasileira”, disse.

O presidente da OAB Campinas também foi convidado a fazer da palavra e reiterou a importância da mobilização da sociedade.  “A Justiça do Trabalho envolve o trabalho de milhares de advogados, dos operadores do direito e de servidores, mas principalmente representa o acesso do cidadão à defesa dos seus direitos e também a defesa de quem emprega. Nós precisamos também, e a advocacia certamente está envolvida e empenhada, zelar para que os investimentos necessários para sua manutenção sejam feitos, como a  infraestrutura e todo o suporte necessário para atender o cidadão”, afirmou.

Durante duas horas o manifesto teve ampla participação das entidades reunidas na defesa da Justiça Trabalhista. Vários advogados também acompanharam o ato. O secretário geral da OAB Campinas, Paulo Braga; o secretário Adjunto, Cláudio Vieira e o diretor tesoureiro, Ivan Castrese acompanharam o manifesto, representando a Subseção Campinas ao lado do presidente Daniel Blikstein.  Entre os vários representantes das entidades participaram a presidente da Amatra 15, a juíza Patrícia Maeda; representantes da AATC de Campinas e de São Paulo, além de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, entre eles o desembargador Lorival Ferreira dos Santos que, ao final do ato, fez a leitura da Carta de Campinas. O movimento foi encerrado com a soltura de balões grafados com a frase “Movimento em Defesa da Justiça do Trabalho”.        

Pular para o conteúdo