OAB SP aplica em Campinas a primeira oficina prática de IA no Direito

Convênio de Assistência Judiciária: inscrições terminam nesta quarta-feira (7/05)
06/05/2025
Palestra sobre o e-Proc lota o auditório da Casa da Advocacia de Campinas
07/05/2025
Convênio de Assistência Judiciária: inscrições terminam nesta quarta-feira (7/05)
06/05/2025
Palestra sobre o e-Proc lota o auditório da Casa da Advocacia de Campinas
07/05/2025

A OAB Campinas recebeu nesta terça-feira (06/05) a Oficina de IA – Prática para o Direito, projeto da OAB SP em parceria com a Trybe e com o Jusbrasil, que em breve percorrerá  várias Subseções em todas as regiões do Estado. A Subseção de Campinas foi escolhida para a aplicação da primeira Oficina prática que visa capacitar a advocacia para o uso da inteligência artificial no Direito. Com vagas esgotadas, advogados e advogadas lotaram o auditório da Casa da Advocacia de Campinas.

A abertura da oficina teve a presença do vice-presidente da OAB Campinas, Paulo Braga, e da diretora Mariana Baroni, ao lado do Secretário Cultural da OAB SP, Afonso Pacileo, e do consultor de Comunicação da OAB SP, Renato Pezzotti, que deram as boas vindas aos advogados e às advogadas. A presidente de Subseção de Campinas, Luciana Freitas, abriu a atividade no período da tarde e  falou sobre a importância do projeto da Secional para a capacitação da advocacia.

O presidente da OAB SP, Leonardo Sica, em  mensagem  transmitida por vídeo, também deu as boas vindas aos participantes da oficina. “Esse curso foi todo pensado para o dia-a-dia do profissional da advocacia. A OAB de São Paulo está empenhada firmemente em levar a inteligência artificial para a advocacia de todo o Estado de São Paulo”, ressaltou Leonardo Sica.

“Essa é a primeira de muitas, nossa ideia é que ocorram 21 oficinas dessas,  uma em cada região administrativa das nossas subseções da OAB São Paulo, e preparar a advocacia para esse novo mundo”, afirmou Afonso Paciléo.

O coordenador dos Cursos de Tecnologia da Trybe, por Eli Candido, ministrou a oficina no período da manhã e apresentou uma introdução sobre a Inteligência Artificial generativa e suas ferramentas, engenharia de pront, como trabalhar com resumo de documentos,  e criação de documentos jurídicos com a IA.

No período da tarde, Marina Soares Marinho, Legal Expert Manager do Jusbrasil, conduziu a oficina, trazendo conteúdos sobre argumentação e estratégias jurídicas com IA, análise de dados com o uso da inteligência artificial e questões relacionadas à privacidade e responsabilidade no uso de IA.

Política de Privacidade

Conheça nossa Politica de Privacidade.