OAB Campinas e TRT-15ª Região firmam parceria para ampliar o trabalho da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

Recuperações Judiciais é tema de palestra gratuita no dia 4 de abril
28/03/2018
Comunicado de Falecimento
03/04/2018
Recuperações Judiciais é tema de palestra gratuita no dia 4 de abril
28/03/2018
Comunicado de Falecimento
03/04/2018

A 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e  Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região firmaram parceria que possibilitará ampliar o trabalho da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra  no Brasil , na busca e na divulgação de fatos relevantes relacionados  à escravidão no país. O termo de parceria foi assinado na tarde da última segunda-feira (2/4), na sede do Tribunal, pelo desembargador Fernando da Silva Borges, presidente do TRT-15ª;  pelo presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein; e pelo presidente Comissão, Ademir José da Silva.

O ato também contou com a participação do presidente do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação da Justiça do Trabalho da 15ª Região, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella; dos desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho; e dos advogados Adriana de Morais, Geraldo Amarante da Costa e Tagino Alves do Santos, que fazem parte da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra  no Brasil da Subseção.

Durante a assinatura  do termo, o desembargador falou sobre a atuação do TRT-15ª, por meio do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação do TRT-15ª e a importância da parceria com a OAB Campinas. “Nosso Tribunal tem uma característica própria em relação ao combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil e tem colhido frutos importantes. É um trabalho feito ao longo do tempo que vai além da questão da atividade jurisdicional. Hoje temos a alegria de celebrar esse termo de parceria em trabalho destacado para combater essa chaga social que ainda existe, o trabalho análogo à escravidão”.

O presidente da OAB Campinas também apontou a importância da parceria com o Tribunal em questões sociais importantes. “Temos a alegria em celebrar esse convênio e trabalhar nesse assunto tão importante e que muitas vezes é esquecido. Vamos trabalhar, discutir o que aconteceu no Brasil no período da escravidão e lembrar que não queremos mais ter isso no Brasil”, disse Blikstein.

“Hoje é um dia histórico para todos nós, estamos materializando um trabalho feito a quatro mãos e de extremo significado”, afirmou o presidente da Comissão, Ademir José da Silva. O trabalho da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil visa fazer um resgate histórico, apurar o impacto dos problemas do passado sobre a atualidade da população negra e buscar meios de reparação. “A parceria vai proporcionar pesquisas no Centro de Documentação, uma atuação conjunta com o Comitê do Tribunal para promover debates e eventos”, concluiu o advogado.

Pular para o conteúdo