OAB Campinas completa 88 anos de fundação

20/03/2020
Decreto suspende prazos em processo administrativos na Prefeitura de Campinas
23/03/2020

A OAB Campinas – 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – completa neste sábado, 21 de março, 88 anos de fundação. Considerada uma das maiores Subseções do país, soma 12.330 inscritos, entre advogadas e advogados e hoje conta com uma completa infraestrutura para atendimento da classe.

A criação da Subseção de Campinas ocorreu apenas dois meses após a fundação da OAB SP, por ato do primeiro presidente da Secional paulista, Plínio Barreto. A Secional foi fundada em 22 de janeiro de 1922 e, em 21 de março do mesmo ano, foram instituídas as primeiras 28 subseções, entre elas a de Campinas.

Passados quatro dias após a sua criação, em 26 de março, era eleita a primeira diretoria formada pelos advogados Antonio Alvares Lobo (presidente), Lúcio Pereira Peixoto (vice-presidente), Paulo Pupo Nogueira (1º Secretário), Ernesto Kuhlmann (2º Secretário) e João Alves dos Santos (Tesoureiro). Da década de 1930 até início dos 90, as diretorias eram eleitas a cada dois anos.

Em 85 anos de história, a OAB Campinas foi presidida por 24 advogados, entre eles Ataliba Soares de Sá que, em sua segunda gestão (1977/1978), ergueu  a primeira sede própria da entidade de classe, na Avenida Moraes Sales, 580. No final de 2015, na primeira gestão do presidente Daniel Blikstein, a Subseção de Campinas ganhou a sua segunda sede, a Casa da Advocacia e Cidadania, com amplas e modernas instalações.

Hoje, a OAB Campinas conta com uma grande estrutura para atender a advocacia. A Casa da Advocacia concentra os principais serviços de atendimento como a Secretaria Geral, Certificação Digital, Salas de Reuniões, Biblioteca, e três auditórios com modernos recursos audiovisuais para a realização de cursos, palestras e demais eventos.

Também funcionam na Casa da Advocacia as estruturas do Núcleo Campinas da Escola Superior de Advocacia (ESA), do Tribunal de Ética e Disciplina (17ª Turma), e a Regional da CAASP, com a farmácia, livraria e consultórios odontológicos.

Além disso, a Subseção mantém na antiga sede da Avenida Moraes Sales, o Escritório Compartilhado, para uso das advogadas e advogados, e o Protocolo Central. Faz parte da estrutura administrativa da OAB Campinas um total de nove Salas da Ordem que funcionam nos prédios do Judiciário em Campinas.

De acordo com o presidente Daniel Blikstein é uma estrutura complexa que exige atenção plena por parte de toda a diretoria. “Temos buscado a excelência na qualidade dos serviços disponibilizados à advocacia, trabalhando com afinco para o perfeito funcionamento de toda essa estrutura e isso tem sido possível graças ao empenho de todos os diretores e dos nossos funcionários. É uma grande equipe trabalhando em prol da advocacia campineira”.