OAB Campinas abre mais uma Sala de Apoio para a Advocacia 

Advocacia tem plano de saúde com benefícios exclusivos
12/09/2022
Campanha Corregedoria Solidária arrecada recursos para doação de alimentos
15/09/2022
Advocacia tem plano de saúde com benefícios exclusivos
12/09/2022
Campanha Corregedoria Solidária arrecada recursos para doação de alimentos
15/09/2022

A OAB Campinas passou a contar com mais uma Sala de Apoio para as advogadas e advogados, instalada ao lado da Sala de Audiências de Custódia,  em espaço anexo ao 2º Distrito Policial de Campinas. A inauguração foi realizada na tarde da última sexta-feira (09/09), com a presença de várias autoridades.

Diante da Resolução CNJ nº 329/2020 e ao Provimento Conjunto nº 53/2022 do TJSP que dispõe sobre as audiências de custódia em formato virtual, vários órgãos do Judiciário, as Polícias Civil e Militar e a OAB Campinas se uniram em parceria para viabilizar a preparação do local na área disponibilizada junto ao 2º DP.

No local foram montadas duas salas, sendo que a Subseção de Campinas colaborou com a doação de dois computadores, mesas e cadeiras e câmeras de segurança. Além da sala das audiências, onde os advogados podem acompanhar presencialmente os seus clientes durante a audiência, foi montada uma sala de apoio, com computador, para que os profissionais possam realizar atos de rotina no próprio local.

Participaram da inauguração o diretor do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter 2), José Henrique Ventura; o delegado do 2º DP, Luiz Fernando Marucci; a juíza corregedora da Polícia Judiciária de Campinas, Lissandra Reis Ceccon; a presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas; o vice-presidente, Paulo Braga; e os diretores da Subseção, Claudio Vieira e André Amin Teixeira Pinto; o defensor público, Francisco Matarezio; a promotora de Justiça, Marcela Scanavini Bianchini; o diretor do Fórum de Paulínia, Carlos. Eduardo Mendes; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Campinas, Edilson Francisco de Oliveira; e o vice-presidente da Área de Delegacias e Penitenciárias da Comissão, Guilherme de Almeida Gay.

Coube à presidente da OAB Campinas,  Luciana Freitas, descerrar a placa de inauguração. “A preparação desse espaço com a colaboração de todas as instituições é fundamental para a celeridade dos atos relacionados às audiências virtuais. Importante também para a nossa classe que passa a ter um espaço de apoio, equipado com computador, para que o profissional possa elaborar petições ou outros atos processuais no próprio local”.

Segundo o diretor do Denter-2, José Henrique Ventura, o espaço que já existia foi reformado com a contribuição de todas as  instituições, desde a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras; a Magistratura; o Ministério Público; a Polícia Civil; e Polícia Militar e a OAB. “Todos os presos recolhidos têm 24 horas para passar por audiência de Custódia e tudo era feito no Fórum, tínhamos que deslocar funcionário e viaturas com 15 ou 20 presos por dia. Agora tudo melhora”, afirmou.

 O diretor do Deinter-2 apontou vários benefícios, considerando principalmente o número elevado de flagrantes e prisões por mandado que somam entre 400 e 500 homens por mês. Com o espaço o lado do 2º DP, onde ficam os presos, não haverá a necessidade de logística para o transporte, com uso de viaturas e funcionários; melhora a segurança, reduz os custos operacionais,  e agiliza os procedimentos, uma vez que  após a audiência, o preso que for liberado já vai embora  e os que permanecerem já são encaminhados à penitenciária.   

Os mesmos procedimentos também são realizados em relação às mulheres presas na Cadeia Pública Feminina de Paulínia, onde já funciona uma Sala para as audiências virtuais de custódia.  

 

 

Política de Privacidade

Conheça nossa Politica de Privacidade.