Homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

09/06/2020
Ferramentas Digitais Inclusivas
24/08/2020

Homenagem da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil ao Advogado, Poeta, Escritor decano da luta negra Negra no Brasil pela cidadania real, Professor Eduardo de Oliveira.

Decano da luta negra no Brasil. Advogado, poeta, escritor, ativista e defensor dos direitos humanos. Autor de nove livros. Nasce em 06 de agosto de 1926. Não conheceu seus pais, foi adotado antes de seu primeiro ano de vida. Aos 16 anos de idade, compôs o “Hino Treze de maio”. Formado em 1950 no ginásio Caetano de Campos. Em 1963 toma posse como vereador da cidade de São Paulo como primeiro vereador negro. Faz um importante e comprometido discurso na câmara municipal saudando os irmãos africanos. Esteve em 1968 em uma série de conferências pelos EUA. Recebe uma carta carinhosa de Martin Luther King explicando por que não foi possível encontrá-lo. Acontecimento ocorrido no mesmo no ano do seu brutal assassinato. Em 1978 esteve presente e participou nas escadarias do teatro municipal de São Paulo na fundação do (MMU) Movimento Negro Unificado. Participou dos primórdios da fundação do IPEAFRO (Instituto de Pesquisa e Estudos Afro Brasileiro. Em 1984 esteve na criação do primeiro (CPDCN) Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Em 1995 foi fundador e primeiro presidente do (CNAB) Congresso Nacional Afro Brasileiro. Autor da enciclopédia negra “Quem é Quem na negritude Brasileira” em 1998. Em 2001 participa da II Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial e a Xenofobia em Durban, na África do Sul. Fundador e dirigente nacional do PPL – Partido Pátria Livre, em 21 de abril de 2009, partido em que militou até o seu último suspiro. Morre em 12 de julho de 2012 sem ver o “Hino à Negritude “ser sancionado pela presidente Dilma Roussef e se tornar lei Federal 12.981 no território nacional. Casado com Deyse Ferreira de Oliveira, pai de seis filhos.