Farmácias e loja virtual da CAASP já têm autoteste de Covid-19 à disposição da advocacia

Extensão em Contratos Empresariais: matrículas abertas
24/03/2022
Prazos processuais estão suspensos por 30 dias na 1ª e 2ª Varas das Execuções Criminais de Campinas
31/03/2022
Extensão em Contratos Empresariais: matrículas abertas
24/03/2022
31/03/2022

Já está disponível nas farmácias da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – e também na loja virtual CAASP Shop (caaspshop.com) – o autoteste de Covid-19, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 28 de janeiro último. O produto à venda nas lojas da entidade é o Autoteste Covid Ag Detect, e custa para advogados e advogadas 49,90 reais. O preço médio no mercado é 69,90 reais. Em Campinas a advocacia encontra o autoteste na Regional da CAASP, que fica na Casa da Advocacia (Rua LUércio Arruda Camargo, 111, Jd. Santana).

“O autoteste pode ser feito pelo paciente em casa e sem ajuda de um profissional da saúde. Na prática, é uma ferramenta a mais para o diagnóstico da presença do coronavírus”, afirma Sizenando Lima Júnior, consultor médico da CAASP.

O dispositivo realiza teste de antígeno do material coletado no fundo do nariz e busca sinais de anticorpos gerados pelo corpo após a infecção, diferentemente do teste RT-PCR, mais demorado e que detecta a presença do material genético do coronavírus.

Sizenando explica que o autoteste deve ser feito de três a sete dias após o surgimento dos sintomas para se evitar falso negativo, pois antes desse período o paciente pode não ter uma quantidade de vírus detectável no corpo. “É uma ferramenta que ajuda no acompanhamento e na prevenção. A pessoa pode fazer o teste para saber se ainda está positiva e evitar a transmissão. No assintomático contaminado a carga viral é menor e o risco de falso negativo com esse tipo de teste é maior. O ideal em assintomáticos é o RT-PCR”, esclarece o médico.

“O autoteste é importante para evitar exposição do paciente e consequentes transmissões, pois, se testar positivo, certamente ficará em casa e comunicará aos familiares e demais contatos”, alerta o vice-presidente da CAASP, Domingos Stocco, responsável pelas farmácias da entidade.

Importante: o autoteste de Covid-19 não é aceito em viagens nem em eventos que requerem apresentação de testes. Também não é aceito para embasar licença médica.

“Ao que tudo indica, e para nossa felicidade, a pandemia de Covid-19 está em seus momentos finais. Ainda assim, devemos nos manter atentos às condutas preventivas para que esse vírus terrível deixe definitivamente de circular entre nós. A CAASP dá, mais uma vez, sua contribuição”, salienta a presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão.

Fonte: CAASP