Eventos da OAB Campinas consolidam espaço democrático nas eleições de 2020

19/10/2020
CAASP inicia campanha para prevenção do câncer de próstata no dia 3 de novembro
26/10/2020

A OAB Campinas, por meio da Comissão de Direito Eleitoral, protagonizou mais uma atividade em defesa da democracia e da cidadania com a realização da série “Encontro entre e a Advocacia de Campinas e os candidatos (as) a Prefeito (a) Municipal”. O evento, realizado de forma online, em razão da pandemia, teve início no dia 13 de outubro e terminou ontem, dia 21. No período foram sabatinados 13 candidatos.

“Nossa intenção foi a de consolidar a defesa da democracia e da cidadania, uma das bandeiras da Ordem dos Advogados do Brasil, dando aos candidatos, de forma igualitária, independentemente de partido ou coligação, a oportunidade de apresentarem os planos e propostas de governo para Campinas nas áreas de maior atenção para o município, como saúde e educação, bem como oportunizar à advocacia e aos cidadãos conhecerem os candidatos para que possam escolher o futuro prefeito ou prefeita, de forma consciente”, avalia o presidente da OAB Campinas Daniel Blikstein.

Durante os encontros, conduzidos de forma alternada pelo presidente da Comissão,  Valdemir dos Reis Júnior e pelo advogado Paulo Bueno, também membro da Comissão,  foram apresentadas, igualmente a todos os candidatos, seis perguntas elencadas pela Comissão, tendo igualmente quatro minutos para cada resposta. Ao final, os candidatos também responderam a questionamentos apresentados por advogadas e advogados, por meio do chat do evento.

Cada um dos participantes que disputam as eleições apresentaram suas propostas sobre as questões apresentadas e que envolvem o cotidiano de grandes centros urbanos: saúde, educação, transporte público e mobilidade urbana, segurança pública, habitação, e revitalização do Centro de Campinas. Na fase final da sabatina os candidatos também responderam questões sobre temas relacionados à Advocacia. Todos os encontros tiveram a duração de uma hora, o que permitiu a cada candidato detalhar o plano de governo para a cidade.

Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Valdemir dos Reis Júnior, o evento foi positivo e alcançou o objetivo. “A ideia do evento foi a de abrir espaço, de forma democrática e igualitária a todos os candidatos e candidatas para que pudessem expor com tempo suficiente, o que pensam, o que pretendem e o que esperam para Campinas nos próximos quatro anos. Todos os candidatos disseram exatamente o que pretendem, a OAB contribuiu com o debate político, com a informação, de modo a colaborar para que as pessoas, cientes daquilo que pensam os candidatos, possam no candidato que melhor atenda as expectativas para o futuro de Campinas”, avalia.

Além da participação de advogadas e advogados, os eventos online com os candidatos (as) tiveram a presença do presidente Daniel Blikstein, da vice-presidente Luciana Freitas, e dos diretores Paulo Braga, Cláudio Vieira e Ivan Castrese; e também das conselheiras estaduais Stella Serafini e Silvia Melges, que representaram o presidente da Secional, Caio Augusto Silva dos Santos.