Evento da Comissão OAB vai à escola e Projeto Cuidar homenageia Dia das Crianças e Dia do Professor

Congresso debate os Direitos das Mulheres
13/10/2022
Campanha “Apadrinhe uma Criança, doando livros” será lançada na Casa da Advocacia de Campinas nesta quarta-feira (26/10)
25/10/2022
Congresso debate os Direitos das Mulheres
13/10/2022
Campanha “Apadrinhe uma Criança, doando livros” será lançada na Casa da Advocacia de Campinas nesta quarta-feira (26/10)
25/10/2022

Show de talentos e homenagens emocionantes fizeram parte da comemoração ao Dia das Crianças e Dia dos Professores (as), no Teatro Sesi Amoreiras, promovido pela Comissão OAB vai à escola e Projeto Cuidar. “Tivemos um público de mais de 400 pessoas. Esse evento foi criado com o intuito de enfatizar a importância da educação e proteção das crianças e ainda, valorizar o professor e a professora, profissionais que fazem a diferença na vida das pessoas”, diz a advogada Claudia Camargo, presidente da Comissão OAB vai à escola e idealizadora do Projeto Cuidar.

O evento contou com a participação do Colégio Pedro e Rafael, Sesi Santos Dumont, Sesi Vinhedo, Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, Francisco Ribeiro Sampaio, Professor Antonio Vilela Júnior, André Fort, Cantinho da Vó Isa e Escola Estadual Elias Massud da Comarca de Monte Mor que participaram de forma notável e atenta a todos as homenagens e apresentações. “É muito bom ver outros profissionais valorizando os professores. Fiquei muito feliz em ver as parcerias em prol de uma categoria que passou por um momento bem desafiador que foi a pandemia, esse resgate é muito importante”, comenta a professora Cleide Araújo, diretora do Sesi Vinhedo.

As atrações no palco revelaram talentos. Débora Fernandes e Felipe Ferreira alunos da Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, cantaram em dupla “Aquarela do Professor” emocionando a todos. O aluno do Sesi Vinhedo, Eduardo Bastos cantou “Passarinhos e Rap do Homem Aranha – de volta pro lar”, comentou que participar desse momento foi bem divertido. “Eu já tinha cantado para outras plateias. Hoje me apresentei à capela, a sensação foi muito boa”, disse o aluno.

A fanfarra do Colégio Pedro e Rafael abrilhantou o evento tocando com uma banda composta por 25 meninos e 35 meninas, ao comando do mestre Fernando Selmi. Outro momento marcante foi apresentação do balé PCD (Pessoa com deficiência). O grupo de dança “Projeto Mais Dança”, se apresentou deixando a plateia encantada. O vereador Marrom Cunha, presidente da Comissão da Pessoa com deficiência de Campinas, demonstrou seu apoio. “Viemos aqui junto com essas parcerias demonstrar nosso apoio e empatia à causa. Tem muita coisa para se divulgar na parte inclusiva, é um trabalho árduo, o município precisa trabalhar informação e políticas públicas”, disse o vereador.

O Prefeito de Campinas Dário Saad e o Secretário de Educação José Tadeu Jorge foram representados pela Sra. Tânia Ximenes que ressaltou a importância do evento em comemoração a duas datas tão expressivas. Disse se sentir honrada por também ser da área educacional.

A professora e advogada Daniele Gomes, membra da Comissão OAB vai à Escola, fez uma homenagem aos professores e professoras. “Eventos como esse são essenciais porque eles trazem visibilidade para a sociedade da importância do aluno e do professor”, comenta Daniele. O professor Fábio Pratali que participou do recital juntamente com o professor Andreson dos Santos de Sousa e professoras Eliane Donadon Maltoni e Silvana Rossetti, educadores do Sesi Santos Dumont, comparou o evento à letra de uma música, “‘Uma estrela de brilho raro, um disparo para o coração’, definiu o professor. Em um universo em que as estrelas nem sempre reluzem como deveriam, “esse evento foi um disparo para vários corações que foram atingidos direta e indiretamente”, completa.

Empresas do setor privado como a EFC Eventos, Campal Frutas e Legumes, OdontoClinic Parque Prado, Alianza Gráfica Campinas, Editora Diversão em Letras, contribuíram para que esse evento pudesse ser realizado. A Odontoclinic esteve presente no hall de entrada instruindo os convidados sobre os cuidados na higienização bucal. “Eles têm um pouco de indisposição em passar fio dental”, diz Nil Souza, técnica da saúde bucal, em relação aos adolescentes. “A minha função é ser chata mesmo (risos), têm que fazer a higienização correta para evitar alguns tipos de problema”, afirma.

Expondo suas telas pela primeira vez, o pintor Gustavo Vila, aluno da Escola Elias Massud, fala da emoção que foi participar desse grande evento no Teatro Sesi Amoreiras. “Foi muito gratificante ver que isso está dando certo. Um sonho desde sempre finalmente mostrando que pode dar certo”.

O evento ainda contou com apresentação de Hip Hop e Ballet Clássico pelo Projeto Mais Dança, distribuição de livros educativos e de prevenção ao abuso sexual infantil “Bailarinas também choram” e “Heróis também sofrem” que foram entregues pelos personagens Karina e Fabinho às crianças com a sacolinha surpresa. Ao final todos receberam um cone de chocolate e os professores (as) um marca página.

Professores e Professoras de ontem e hoje foram homenageados pela aluna da Escola Elias Massud, Amabile Rosa Santana Gomes na pessoa da Tia Rosa, professora aposentada e mantenedora do Colégio Pedro e Rafael que se emocionou com a surpresa.

Para a idealizadora do evento, prestar essa homenagem aos professores é reconhecer a importância desses mentores na vida dos alunos. “Se eu estou aqui hoje é porque eu tive inúmeros professores em minha vida, alguns que pegavam no pé, mas valeu a pena. Professor a gente leva para vida toda e o que mais pega no pé é aquele que acredita que a gente pode fazer a diferença, diz Claudia Camargo.

Todo o evento teve a interpretação em libras –  Intérprete Flávia Alves Batista

Texto produzido pela jornalista  Rejane Guimarães

Pular para o conteúdo