Dirigentes da OAB participam do 25º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do  TRT-15ª Região

Time de Basquete da Subseção mantém rotina de treinos com jogos amistosos
15/08/2025
Capacitação: confira os próximos eventos  
15/08/2025
Time de Basquete da Subseção mantém rotina de treinos com jogos amistosos
15/08/2025
Capacitação: confira os próximos eventos  
15/08/2025

O Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, realizado na quinta e nesta sexta-feira (14 e 15/08) no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas, teve ampla participação de magistrados, procuradores, membros da Advocacia, servidores, e estudantes de Direito. A presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, esteve na abertura do evento e participou da mesa de honra juntamente com o conselheiro estadual e presidente da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista da Seção de São Paulo da OAB, Otávio Pinto e Silva, que representou o  presidente da Secional, Leonardo Sica.

Ao lado da  presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, também compuseram a mesa o diretor da Escola do TRT-15, Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, juiz Guilherme Guimarães Feliciano; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Regina Rodrigues Urbano; o diretor administrativo e representante da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz Marcus Menezes Barberino Mendes; a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o diretor do Fórum da Comarca de Campinas, juiz Luiz Antônio Alves Torrano; o secretário municipal de assuntos jurídicos de Campinas, Peter Panutto, representando no ato o prefeito Dário Saadi; o procurador seccional da União em Campinas, Leonardo Assad Poubel; e o tenente-coronel da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército, Marcos Ozi Amaral Prado,  representando o comandante, general Santiago Budó.

Em seu discurso, a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, destacou  o sentimento de reverência histórica trazido pelos 25 anos do congresso e sua consolidação como “um dos mais importantes fóruns do pensamento jurídico do país”. Essa trajetória, segundo a presidente, se renova a cada edição com novos desafios e olhares, mas com o mesmo compromisso essencial de “refletir sobre o mundo do trabalho com profundidade, atualidade e responsabilidade social”.

Na quinta-feira, ao longo dia e na manhã de sexta-feira o congresso trouxe relevantes temas sobre os desafios futuros do Direito do Trabalho. A conferência de abertura, ministrada pelo Professor Titular da Universidade de São Paulo, Humberto Bergmann Ávila, remeteu a questão à reflexão, a partir da temática   “Para onde caminha o Direito do Trabalho no século 21?”. O novo papel do sindicalismo no Brasil; O Meio Ambiente de trabalho e as novas tecnologias, os métodos alternativos para solução de conflitos, e  Inteligência Artificial e os impactos nas relações individuais e coletivas de trabalho foram temas apresentados pelos palestrantes nos painéis do primeiro dia do Congresso.

Na sexta-feira, os trabalhos foram abertos com a palestra sobre “O Direito do Trabalho no Século 21”, proferida pela Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Magalhães Arruda. Na sequência, os Precedentes na Justiça do Trabalho foi tema do 5º painel do congresso.    A conferência de encerramento  foi do  Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, que discorreu sobre os precedentes e a jurisprudência  no Direito do Trabalho.

 

Com informações do TRT-15

Política de Privacidade

Conheça nossa Politica de Privacidade.