Conquistas dedicadas à advocacia

Nossa nova casa da OAB Campinas: a casa de todos nós
24/09/2015
Pela Ordem, em defesa da democracia
13/04/2016
Nossa nova casa da OAB Campinas: a casa de todos nós
24/09/2015
Pela Ordem, em defesa da democracia
13/04/2016

Estamos chegando ao final desse triênio e de nosso mandato. Foram três anos de intenso trabalho na OAB Campinas, juntamente com inúmeros advogados e advogadas que, voluntaria e obstinadamente, participaram dos projetos da Subseção, das comissões e das diversas atividades em prol da advocacia campineira e que culminaram em importantes conquistas para a classe.

Começamos a gestão com diversos projetos focados na valorização do advogado, na defesa das prerrogativas, na melhoria do atendimento ao advogado nos fóruns na Justiça Estadual, Trabalhista e Federal, na capacitação dos profissionais e na ampliação e reestruturação dos serviços prestados pela nossa Subseção.

Com a chegada do sistema de peticionamento eletrônico na Justiça do Trabalho e posteriormente na Justiça Estadual, dedicamos atenção especial aos profissionais com a realização de eventos e palestras para capacitar os advogados, dando apoio contínuo com a criação da Central de Atendimento do PJe no Fórum Trabalhista e posteriormente na sede do TRT-15ª .

Para dar suporte aos advogados, investimos na modernização dos equipamentos das Salas da Ordem e dotando nossa sede de equipamentos aptos ao peticionamento eletrônico à disposição dos advogados, inclusive com scanners profissionais. Em várias salas foram feitas intervenções para a melhoria das instalações com a troca de equipamentos e mobiliário, visando sempre o conforto e o bom atendimento ao advogado.

Lutamos, incansavelmente, junto ao Tribunal de Justiça do Estado pela volta do Protocolo Central e vencemos esse desafio com a instalação do Protocolo Integrado de petições na sede da OAB, no centro, viabilizado por meio de um projeto pioneiro e inédito, em convênio com o TJSP, atendendo a milhares de colegas que encontram-se no centro da cidade.

Além do Protocolo Central, outros inúmeros pleitos foram levados ao TJSP. Ao lado da OAB SP, lutamos pela volta do horário de expediente forense no TJSP, endossando pedido do presidente Marcos da Costa, de revogação da medida tomada pela Presidência do Tribunal, o que foi acolhido com sucesso.

No âmbito da Justiça Trabalhista foram diversas reuniões, com pedido de melhoria no atendimento nas Varas, sempre com a participação da Comissão de Prerrogativas e do Conselho Regional de Prerrogativas e coroadas de êxito com a solução de problemas, a exemplo da garantia do atendimento dos advogados nas Varas no período da manhã. Também na Justiça do Trabalho, conquistamos, com um grande esforço, a revogação do ato que havia suspendido o convênio para uso do estacionamento na Avenida Norte Sul. O estacionamento continua sendo gerido pela OAB e para os advogados.

Há que se destacar a importante atuação do recém-criado Conselho Regional de Prerrogativas sediado em Campinas, que descentralizou a concessão e realização de desagravos aos advogados, e que ao lado da Comissão de Prerrogativas da Subseção, não mediu esforços na defesa intransigente das prerrogativas. Não foram poucos os casos em que seus membros, em um trabalho voluntário, estiveram nos fóruns e em delegacias para defender colegas e fazer valer os nossos direitos no exercício profissional.

Ao longo desses anos também criamos comissões temáticas em novas áreas do Direito e que juntamente com a Comissão de Cursos e Palestras realizaram mais de 90 eventos gratuitos de capacitação, entre cursos, palestras e seminários e, nos últimos meses, especialmente, voltados ao novo CPC.

Ainda por meio das suas Comissões a Subseção cumpriu seu papel social em vários projetos, como o convênio celebrado com a Secretaria Municipal de Habitação com as Comissões de Direitos Humanos e de Ação Social no atendimento de comunidades carentes. A defesa da democracia e das instituições também foi atacada pela OAB Campinas com a campanha pela Ética e Cidadania, no combate à corrupção.

Em paralelo a todos os projetos do cotidiano em prol dos advogados, também nos dedicamos à realização de um sonho de toda a advocacia campineira. Entregamos, com esforço e trabalho de muitos, a nova sede da OAB Campinas, a nossa nova Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas. Um dia que entrou para a história da OAB, para a história dos advogados de Campinas e para a história da cidade.

Enfim, foram muitas as iniciativas, as conquistas e as realizações nesses três anos. Muito obrigado a todos pela honra que nos foi concedida de dirigir a Subseção e trabalhar pela melhoria das condições da nossa classe e pela valorização constante da advocacia e da cidadania.

Pular para o conteúdo