Comissões da Subseção mantém as atividades por videoconferência

Dirigentes da OAB SP e da Subseção apresentam projetos para a Advocacia
27/04/2020
ESA Campinas lança curso de on line de atualização em Direito Previdenciário
07/05/2020
Dirigentes da OAB SP e da Subseção apresentam projetos para a Advocacia
27/04/2020
ESA Campinas lança curso de on line de atualização em Direito Previdenciário
07/05/2020

Diante da necessidade de isolamento, as Comissões Temáticas da Subseção buscaram os recursos tecnológicos, em diferentes plataformas, para manter as atividades, com a realização de reuniões internas entre os membros como também para promover palestras e debates on line abertos ao público. Os encontros, previamente agendados, com apoio dos funcionários da Subseção em trabalho remoto, têm possibilitado a participação da diretoria da OAB Campinas que vem prestigiando e incentivando a continuidade dos projetos das Comissões. 

Nesta quinta-feira (30/04) a Comissão de Direito Civil esteve reunida para preparar os próximos eventos de capacitação para a Advocacia. Segundo a presidente da Comissão, Mariana Baroni, a ideia é manter as palestras que estavam programadas, porém, agora no modo virtual.  Uma delas terá como tema é “Quais os limites do poder familiar no consentimento de intervenções médico-cirúrgicas em crianças e adolescentes?”. Também estão sendo agendados mais dois debates da série Encontros de Direito Civil para abordar a  questões como a Responsabilidade Civil nos ensaios clínicos e a incapacidade civil na condição ser ou não um instrumento protetivo. A reunião teve a presença dos advogados  Gabriel Gallo Brocchi, Maici Barboza dos Santos Colombo, Marcela Von Ah e Tatiana Muniz.

A Comissão de Seguridade Social, presidida pela advogada Carina Teixeira Braga esteve reunida no último dia 23 para discutir questões como a realização do Congresso Previdenciário e de palestras on-line com temas atuais e objetivos, a necessidade de aproximação dos profissionais do direito com órgãos públicos e estratégias para essa finalidade. Segundo a presidente, no encontro foi reforçado o objetivo de manter uma Comissão que atenda a todos, promovendo a interação entre advogadas e advogados e a troca de experiências profissionais. Participaram da reunião por videoconferência os advogados Christian Covielo Senra, Carla Regina de Oliveira Souza e Eder Torres Gessoni. Amanhã, dia 30, às 19h, a Comissão promove a palestra com o tema MP 955: Reflexos Previdenciários, com a participação do professor Marco Aurelio Serau Junior.

O uso das novas tecnologias também foi debatido em reunião da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia, no último dia 22.  De acordo com o presidente, Rodrigo Nunes, Comissão já realizou três reuniões virtuais. “A Comissão  de Gestão de Escritórios de Advocacia está buscando ferramentas acessíveis e práticas para a Advocacia entrar de vez na era digital e não perder conteúdo. Além disso, foram levantados importantes aspectos sobre Gestão Estratégica e Gestão Administrativa em época de isolamento social e crise política/sanitária”, afirmou o advogado.

A Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência também esteve reunida no dia 24, ocasião em que a presidente Vivian Regina de Carvalho Camargo apresentou os novos membros da Comissão. No encontro foram pontuadas questões como o atendimento aos casos urgentes  por e-mail , whatsApp ou telefone,  enquanto durar a quarentena  da Pandemia de Coronavírus. Os membros também debateram propostas para o período da quarentena, a fim de manter as atividades do grupo como a elaboração de artigos, rodas de conversas entre os integrantes da Comissão e pequenas palestras ou lives abertas ao público.

A advogada Marcela Fuga Antunes Cardoso, que assumiu recentemente a presidência da Comissão de Estudos da Legislação de Startups conduziu a primeira reunião virtual, com a participação do novo vice-presidente, Pedro Gabriel Romanini Turra, e vários membros. A presidente abriu a videoconferência com a apresentação dos objetivos e competências da Comissão. O grupo definiu a realização de reuniões internas na primeira segunda-feira de cada mês, sendo que por ora os encontros serão on line, e com um tema para debate e um expositor previamente definidos.  As advogadas e advogados também debateram  a realização de  eventos e palestras, também com a participação de empresários do setor de startups, a fim de enriquecer os debates e experiências, além de gerar maior visibilidade aos trabalhos a serem desenvolvidos. Durante a pandemia foi definida a realização de lives e Webinar sobre temas de relevância, a serem feitos com convidados e em parceria com presidentes de outras Comissões de Startups da OAB.

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil reuniu seus membros, também por videoconferência, para discutir diversos assuntos, tendo inclusive a participação de Comissões de outras regiões e da vice-presidente da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra da Seccional São Paulo, Simone Henrique. Segundo o presidente Ademir José da Silva, o encontro reuniu membros de Campinas, além das advogadas Adriana de Morais, do Rio de Janeiro;  Conceição Aparecida Domingos Vercessi, de Botucatu; e Tamires Cristina da Silva, de Toronto (Canadá) que discorreu sobre sua pesquisa e visão do SUS no Brasil e dos sistemas de saúde nos Estados Unidos e no Canadá, onde em nenhum desses lugares no exterior o sistema de saúde tem a abrangência do SUS no Brasil, principalmente na atualidade em razão da pandemia.  Outra pesquisa sobre o Tráfico Transatlântico de Gana para as Américas, também foi apresentada ao grupo. A Comissão discutiu ainda a paralisação das atividades de forma presencial e a importância de manter os trabalhos em ambiente virtual.

A Comissão de Direito Desportivo manteve a pauta de reuniões temáticas que já haviam sido programadas, trocando apenas o ambiente físico para o virtual. Além dos membros da Comissão, o encontro teve a participação do Coordenador Geral da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF (CNRD / CBF), Rafael Fachada, convidado para debater  a CNRD. “Estamos trabalhando em casos práticos para que os membros possam vivenciar, de certa forma, o Direito Desportivo”, afirmou o presidente da Comissão,  Filipe Orsolini Pinto de Souza.

Comissão de Direito Civil
Comissão de Seguridade Social
Comissão de Gestão em Escritórios de Advocacia
Comissão de Estudos da Legislação de Startups
Comissão de Direito Desportivo
Pular para o conteúdo