Comissão da OAB Campinas participa de lançamento de livro sobre história da escravidão no Brasil

São Paulo sedia Seminário de Direito Previdenciário
01/10/2019
Campanha de Saúde da Advogada: confira a rede de atendimento
03/10/2019
São Paulo sedia Seminário de Direito Previdenciário
01/10/2019
Campanha de Saúde da Advogada: confira a rede de atendimento
03/10/2019

A Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da 3ª Subseção esteve presente ao lançamento do livro do jornalista e escritor Laurentino Gomes, sobre a história da escravidão, realizado em Campinas na noite de terça-feira (1/10), na Livraria Saraiva.  A obra – Escravidão Vol. 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – ,  lançada pela Globo Livros é o primeiro volume de uma trilogia dedicada ao tema. O lançamento nacional ocorreu na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro.

O evento teve a participação dos advogados, Ademir José da Silva, presidente da Comissão e Sirene Ferreira Franco, membro da Comissão; e Sebastião Arcanjo que faz parte dos membros colaboradores. Também prestigiou a noite de autógrafos o Desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, presidente do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

No lançamento em Campinas, o autor falou sobre o trabalho realizado que envolveu pesquisas e uma série de reportagens e visitas, em campo, em três continentes, num total de 12 países, bem como vários quilombos nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, além de cidades mineiras e paulistas que abrigavam propriedades e lavouras da época do Ciclo do Ouro e do Café.  A publicação conta com 30 capítulos e 480 páginas e aborda um período de 250 anos, a partir do primeiro leilão de escravos africanos, em Portugal, no ano de 1.444, até a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O jornalista Laurentino Gomes relatou números que apontam a importância da compreensão sobre a história da escravidão para o próprio futuro do país. Segundo ele, quarenta por cento dos doze milhões de cativos africanos trazidos para as Américas tiveram como destino o Brasil, sendo o nosso país o maior território escravista do continente americano e o último a abolir o tráfico negreiro. Os dois próximos volumes estão previstos para 2020 e 2021, com ênfase ao tráfico negreiro do século 18 até a edição da Lei Áurea e o fim da escravidão.

Para o presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, Ademir José da Silva, o livro é de extrema importância, por tratar de um tema de grande relevância para o Brasil, enquanto nação, para que a sociedade possa refletir sobre o passado, sobre a importância do negro no desenvolvimento do pais, e redesenhar o futuro. “o Brasil não vai galgar o desenvolvimento na velocidade que precisa se não tiver um olhar atento para a população segregada, em situação de vulnerabilidade, sem educação, sem moradia, emprego e segurança”, avalia.

Pular para o conteúdo