Ciclo de Palestras do Outubro Rosa – 2019

Palestras – Outubro 2019
16/10/2019
Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – Advogados – 29/10/2019
02/11/2019
Palestras – Outubro 2019
16/10/2019
Solenidade de Entrega da Carteira da Ordem – Advogados – 29/10/2019
02/11/2019

Durante o mês de outubro, a Comissão da Mulher Advogada realizou o Ciclo de Palestras Outubro Rosa, reunindo um conjunto de palestras de temas diversos, além de um evento especial para advogadas e advogados.  O ciclo teve como primeiro palestrante, no dia 8, o especialista em Fonética Forense, Ricardo Molina de Figueiredo, que falou sobre Interceptações Telefônicas e Cadeia de Custódia.  O evento lotou o auditório, com a presença de advogadas e advogados , estagiários e estudantes de Direito. O diretor Ivan Castrese representou a diretoria na apresentação do evento, ao lado da advogada Fábia Bigarani, presidente da Comissão da Mulher Advogada.

No dia 10, a advogada, especialista em Direito Internacional das Relações Econômicas e Comerciais, Maíra Ferraz Martella, ministrou a palestra Mulheres que combatem a corrupção, abordando questões como Compliance e legislação sobre crimes de lavagem de dinheiro.

Dentro da programação um evento especial, realizado no dia 11, teve a presença de advogadas e advogados que tiveram a oportunidade de aproveitar uma série de serviços gratuitos,  entre eles massagem, manicure, limpeza de pele, maquiagem, dicas sobre relaxamento, saúde e bem estar, orientação sobre o câncer de mama, cuidados com os pés, entre outros. O atendimento foi feito em uma tenda montada na área externa da Casa da Advocacia. 

No dia 14, foi  a vez da palestra sobre O Contexto Atual do Câncer de Mama e a Mulher Moderna, ministrada por Juliana Fernandes, Especializada em Fisioterapia na Saúde da Mulher, que discorreu sobre a doença, tratamento, fatores de risco e o aumento do número de casos de câncer de mama na atualidade.

Já no dia 16, o mentor Wandy Rocha, Especialista em Leitura Corporal com atuação na área da saúde e desenvolvimento humano, abordou Leitura Corporal & Mercado de Trabalho. Em uma palestra dinâmica e interativa, Wandy destacou a importância da linguagem não verbal e técnicas para análise de comportamento. Participaram do evento o diretor da Subseção, Cláudio Viera e as advogadas Fábia Bigarani e Daniela Xavier da Comissão da Mulher Advogada.

As duas últimas palestras do Outubro Rosa fizeram  parte da programação do Campinas Innovation Festival, evento que contou  com uma vasta programação  envolvendo atrações culturais, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação, em uma estrutura descentralizada com atividades em instituições e entidades parceiras como a OAB Campinas e diversas faculdades. O Festival foi promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e Prefeitura de Campinas.

No dia  22  a Advogada e Diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques,   discorreu sobre o tema Reflexões sobre Machismo, Feminismo e Sororidade. O secretário Geral, Paulo Braga, participou da abertura. No dia 24, a advogada Alessandra Benedito, Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico e Direito do Processo do Trabalho, ministrou a palestra sobre Mulheres e Mercado de Trabalho: o desafio do Empoderamento Feminino.

O presidente Daniel Blikstein e a conselheira estadual da OAB SP, Silvia Melges, participaram do encerramento e homenagearam a presidente da Comissão, Fábia Bigarani, que conduziu as atividades e promoveu o conhecimento e a reflexão entre os participantes. Ao final da palestra, o público assistiu a uma apresentação especial do Coral Unimed Campinas, sob a regência do maestro Hipólito Ribas.

Pular para o conteúdo