Campinas sediou encontro da advocacia da Região

Secretário Geral e presidente da CDH da Subseção apresenta trabalho em Congresso Internacional
02/07/2018
ESA Campinas está com matrículas abertas para o Curso Prático de Direito Previdenciário – Aposentadorias
11/07/2018
Secretário Geral e presidente da CDH da Subseção apresenta trabalho em Congresso Internacional
02/07/2018
ESA Campinas está com matrículas abertas para o Curso Prático de Direito Previdenciário – Aposentadorias
11/07/2018

A Casa da Advocacia de Campinas foi palco da 19ª Conferência Regional da Advocacia, realizada na última sexta-feira (19/6), com a presença de advogados de Campinas, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Paulínia, Pedreira, Valinhos e Vinhedo. Além das cidades envolvidas, o encontro recebeu lideranças de inúmeras Subseções de várias regiões do Estado. Participaram da abertura da conferência as diretorias da OAB SP e CAASP e da OAB Campinas, anfitrião do evento.

O período da manhã foi reservado para a reunião administrativa com a participação dos presidentes e diretores das Subseções da região, onde foram debatidos temas sobre a gestão da entidade de classe  e questões relacionadas ao Judiciário e ao cotidiano da classe como a revista aos advogados nos fóruns, audiência de custódia, entre outros.  

No início da tarde, com o auditório lotado, foi realizada a sessão de abertura. Compuseram a mesa o presidente da Secional, Marcos da Costa; o presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein; o vice-presidente da CAASP,  Arnor Gomes da Silva Júnior; a deputada Estadual Célia Leão; os diretores da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário Geral e Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro; a vice-presidente da Subseção de Campinas, Luciana Freitas, representando as mulheres advogadas e o secretário de Assuntos Jurídicos, Silvio Roberto Bernardin,  representando o prefeito de Campinas,  Jonas Donizette. 

O presidente Marcos da Costa abriu o evento, com as boas-vindas aos advogados, seguido do discurso do presidente da Subseção anfitriã. Daniel Blikstein agradeceu aos demais diretores da OAB Campinas pelo trabalho que tem movimentado a Casa da Advocacia, espaço de capacitação da classe e de debates democráticos. “Esse prédio que marcou a cidade de campinas como a marca da advocacia e que foi construído pelo trabalho de milhares de colegas ao longo de muitos anos, cada um colocando seu tijolo, sua contribuição e que nós tivemos a grata alegria de terminar essa construção, mas que começou idealizada por muitos advogados, presidentes, diretores, comissões, diretorias da OAB SP, da CAASP e hoje pode abrigar de uma maneira tão confortável nossos colegas, nossos eventos, e  fazer com que aqui, como tem sido feito nesses últimos anos, seja um local de encontro, de reencontro, de discussão, de capacitação de todos os colegas da cidade e da região”, disse. 

O presidente da OAB Campinas destacou ainda a importância da Ordem dos Advogados do Brasil, em todas as suas instâncias, frente ao momento vivido pelo país, e na responsabilidade pela manutenção da liberdade democrática. “Nós temos eleições e escolhas de governador, presidente, deputados e o nosso papel é um papel fundamental nessa escolha e na definição do futuro do nosso país, a defesa da democracia, da cidadania, a defesa do direito de liberdade de expressão, com certeza está em nossas mãos. Temos obrigação como entidade de sociedade civil que somos de defender a qualquer custo, portanto eu conclamo  a todos que façamos essa defesa intransigente como a OAB sempre fez”, pontuou Blikstein.

Em seguida o vice-presidente da CAASP destacou a capilaridade da Caixa, hoje presente em todo o Estado. “Estamos em todas as subseções do estado de São Paulo, hoje a CAASP atende a advocacia em sua plenitude”, afirmou. Já a deputada Célia Leão, reafirmou o compromisso de apoiar os pleitos da Ordem. “Reforço o meu compromisso na Assembleia Legislativa de apoiar e defender tudo que a OAB precisar”. 

O presidente Marcos da Costa fez o encerramento da sessão de abertura, afirmando que  “a Ordem vai ajudando as Subseções porque sabe da sua importância para a advocacia. Essa sempre foi a preocupação da gestão, sempre com o olhar de fortalecer as subseções.”, afirmou.

Dando prosseguimento à programação, foram homenageados os advogados decanos das dez Subseções da Região. Na pauta dos trabalhos, ocorreram os seminários para debater as  atividades da entidade, relacionadas à  assistência judiciária, o projeto OAB Concilia, direitos e prerrogativas, ética e disciplina, a atuação das comissões da Jovem Advocacia e da Mulher Advogada, da Comissão OAB Vai à Escola e os cursos desenvolvidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA).

Entre os participantes da Conferência estiverem presentes os demais diretores da OAB Campinas, Paulo Braga, Cláudio Vieira e Ivan Castrese, os diretores da CAASP,  Alexandre Ogusuku, Adib Kassouf Sad, Jorge Eluf Neto, Célio Luiz Bitencourt e Rossano Rossi; e a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Renata Soltanovitch, além de mais de 20 conselheiros estaduais, incluindo os advogados Dijalma Lacerda, Raquel Tamassia Marques,  Lucia Helena Sampataro Hansen Cirilo e Edmilson Gallinari, que representam Campinas.  Mais de 40 representantes de Subseções entre presidentes, vice-presidentes e diretores participaram dos trabalhos. 

Pular para o conteúdo