Balcão Virtual do TJSP chega nas unidades da Vara de Família em Campinas

Encontro Nacional de Comissões da Verdade e da Escravidão Negra
21/09/2021
Comissão de Prerrogativas da OAB Campinas e Conselho Tutelar ajustam procedimentos para melhoria do atendimento à advocacia
22/09/2021
Encontro Nacional de Comissões da Verdade e da Escravidão Negra
21/09/2021
22/09/2021

O projeto-piloto Balcão Virtual – comunicação em tempo real por videoconferência com as unidades judiciais – está sendo ampliado e já está em funcionamento nas Unidades de Processamento Judicial (UPJ) da 1ª a 4ª Varas de Família e Sucessões de Campinas. O serviço está sendo implantado gradualmente nas comarcas do Estado de São Paulo.  O principal objetivo do Balcão Virtual é garantir amplo acesso à Justiça Estadual, evitando que advogadas, advogados e partes tenha que se deslocar até os fóruns para obter informações sobre os processos em andamento.

A nova ferramenta possibilita ter informações sobre os últimos andamentos dos processos fiscos ou digitais, datas de cumprimento, senha de acesso ao processo para partes e terceiros interessados. O Balcão não abrande agendamento de videoconferência com magistrados, peticionamento nos autos digitais ou agendamento de atendimento presencial, uma vez que já existem outros canais remotos para essas finalidades. Também não é possível a visualização dos autos por webcam

O Balcão Virtual, regulamentado pela Resolução 372/21 do Conselho Nacional de Justiça, e funciona das 13h às 19h, com acesso pelo link https://www.tjsp.jus.br/balcaovirtual.

Como funciona

– Clique no link da unidade que deseja contatar. O acesso pode ocorrer a partir de um computador, celular ou tablet. Atenção: verifique antes se sua solicitação está relacionada à unidade selecionada.

– Na próxima tela, será informada sua posição na fila de atendimento.

– Quando chegar sua vez, você terá 60 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado.

– Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, manter as opções de câmera e microfone ativas e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.

– Para processos em segredo de Justiça, será exigida a exibição de documento original com foto.

– Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual