Ato em defesa das prerrogativas reuniu lideranças da advocacia em Campinas: fortalecimento e união da classe

Subseção promove campanha de doação de livros para crianças e adolescentes
03/06/2019
Casa da Advocacia sedia palestra sobre o processo eletrônico da Justiça Eleitoral
04/06/2019
Subseção promove campanha de doação de livros para crianças e adolescentes
03/06/2019
Casa da Advocacia sedia palestra sobre o processo eletrônico da Justiça Eleitoral
04/06/2019

Com o auditório lotado, a Casa da Advocacia de Campinas sediou o Ato Público em Defesa das Prerrogativas, reuniu dirigentes da Secional paulista da Ordem , da diretoria OAB Campinas e de representantes de várias subseções da região.  O fortalecimento e a união da classe e o combate às violações deram o tom dos discursos durante o ato que marcou a abertura da Oficina de Prerrogativas realizada na última sexta-feira (31/05).

Com a participação do presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, juntamente com o presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, a mesa do ato teve a presença do conselheiro federal, Fernando Freire; do presidente e da vice-presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas, Leandro Sarcedo e Ana Carolina Moreira Santos; do conselheiro secional por Campinas, Antonio Carlos Chiminazzo; do presidente do Conselho Regional de Prerrogativas  da 5ª Região, Peter Pessuto; do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Subseção de Campinas,, Andre Amin Teixeira Pinto;  do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, Carlos Kauffmann e da diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques, representando o presidente Luís Ricardo Vasques Davanzo.

Ao lado do presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein,  Caio Augusto falou sobre o cenário nacional e a importância da união da advocacia. “É uma honra estar à frente da OAB SP  nessa missão, que é uma missão coletiva, uma missão difícil em razão da quadra nacional que vivenciamos, com a polarização de ânimos, com disputas de verdadeiras torcidas e que todos acabam pretendendo colocar a culpa de tudo sobre a advocacia, tentando minimizar, inclusive e diminuir a importância da nossa função e atribuindo as vezes as prerrogativas profissionais às dificuldades que as autoridades vivenciam para cumprir as suas funções”, afirmou.

Na sequência, pontuou sobre o diálogo e o respeito ao cidadão. “A advocacia exerce a função mais importante para o desempenho de uma autoridade que é trazer legitimidade para os atos de força e de ordem emanados das autoridades constituídas, porque o exercício da advocacia faz com que todos compreendam que a ordem emanada da autoridade veio balizada na razão, após ter estabelecido uma discussão transparente, objetiva, com o respeito ao cidadão que é a razão de ser de todos nós. A nossa força está na união”.

O presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, deu continuidade ao ato, ressaltando a função social da profissão e conclamou a união da classe. “Nós estamos em um momento delicado  de um ataque frontal à instituição, ao trabalho do advogado e da advogada, temos que estar unidos para mostrar que a advocacia tem uma função social, de cidadania, de proteção da democracia e de representação do cidadão e isso é muito maior do que o contrato de honorários, sem defesa nós vamos voltar aos tribunais de exceção”, enfatizou. 

Também compareceram aos ato os conselheiros estaduais por Campinas, Silvia Melges, Stella Vicente Serafini , Pedro Marcelino e Fábio Gindler;  os diretores ad Subseção, Paulo Braga, Cláudio Vieira e Ivan Castrese; presidentes e membros de Comissões Temáticas da Subseção e dirigentes de subseções de vários municípios da região, entre eles , Jundiaí, Aguaí, Atibaia, Bragança Paulista, Hortolândia, Jaguariúna, Jundiaí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, e Valinhos.

Oficina

Após o ato público, teve início a Oficina de Prerrogativas com as palestras sobre o funcionamento da Comissão de Prerrogativas e os desafios da interiorização, apresentadas pela vice-presidente da Comissão Estadual, Ana Carolina Moreira Santos e  do Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas – para o Interior, Júlio César De Oliveira Guimarães Mossin; e sobre prerrogativas na área previdenciária com a Vice-Presidente da Área Previdenciária da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Secional e presidente da Comissão da Seguridade Social da OAB Campinas, Daniele  Domingos Monteiro.  

No período da tarde,  vice-presidentes da Comissão de Prerrogativas em suas respectivas áreas abordaram a atuação em cada segmento do Direito.  Eduardo Levy Picchetto, falou sobre Prerrogativas na Área Penal; Andrea Ferraz do Amaral de Toledo Santos sobre Prerrogativas na Área Cível; Fernando Marmo Malheiros sobre Prerrogativas na Área Trabalhista; Anna Cândida Alves Pinto Serrano discorreu sobre as Prerrogativas na Área Pública e, na sequência, Clarissa Magalhães Stecca Ferreira apresentou a palestra sobre Prerrogativas da Mulher Advogada.

Posse

O enceramento do evento foi conduzido pela vice-presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, juntamente com o conselheiro estadual Antonio Carlos Chiminazzo. Na presença de vários advogados de Campinas e região, foram oficialmente empossados os novos presidentes do Conselho Regional de Prerrogativas da 5ª Região e da Coordenaria Regional de Prerrogativas, os advogados Peter Pessuto e Rodrigo Tamassia Ramos. 

 

 

Pular para o conteúdo