Advogado de Campinas integra a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil

OAB Campinas realiza Sessão Solene de Desagravo
17/08/2015
Futebol OAB/CAASP: Equipe de Campinas garante vaga na semifinal
24/08/2015
OAB Campinas realiza Sessão Solene de Desagravo
17/08/2015
Futebol OAB/CAASP: Equipe de Campinas garante vaga na semifinal
24/08/2015

O advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Campinas, passou a fazer parte da recém-criada Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP. A criação e a nomeação dos membros foram oficializadas por meio das portarias 223, 247, 270 e 296 de 2015. A posse foi realizada no último dia 18, no salão nobre da Seccional.

A solenidade foi presidida pelo conselheiro secional Rui Augusto Martins, que representou o presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Foram empossados  na nova Comissão o presidente, Sinvaldo José Firmino, a vice-presidente, Maria Sylvia Aparecida de Oliveira, a secretária, Cleusa Lincol Martins, além dos membros efetivos, entre eles o advogado campineiro Ademir José da Silva, além de colaboradores e correspondentes.

A posse lotou o salão nobre e contou com a presença de vários advogados e diversos representantes dos movimentos negros. A OAB Campinas também prestigiou o evento com a presença dos advogados Adriana de Morais, Alidir Maria da Silva, Heitor Augusto Correa Siqueira Chagas, Marwan Ramos da Silva e Gilberto Ferri.

O presidente da Comissão, Sinvaldo José Firmino, destacou que os planos iniciais são os de seguir o roteiro entregue pela Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão no Brasil, e deve se basear em pesquisas e apurações dos crimes cometidos na época da escravidão: “Vamos fazer um resgate histórico, mas com um olhar analítico de como esses problemas do passado influenciam nas atuais condições de vida do povo negro brasileiro”. O primeiro relatório com os resultados iniciais das pesquisas deverá ser encaminhado à Comissão em Brasília no próximo dia 01/10. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos.

Dr. Ademir José da Silva (esq) integra a nova Comissão da OAB SP

Dr. Ademir José da Silva (esq) integra a nova Comissão da OAB SP

Pular para o conteúdo