Advocacia prestigia inauguração da nova sede da OAB Campinas

16/09/2015
Prerrogativas: Conselho Regional obtém liminar em HC
22/09/2015

“Em um momento histórico da advocacia e da cidadania de Campinas”, conforme palavras dos presidentes da OAB SP, Marcos da Costa, e da 3ª Subseção, Daniel Blikstein, a solenidade de inauguração da nova sede da OAB Campinas, na Cidade Judiciária, reuniu autoridades civis e militares, lideranças da advocacia de todo o Estado e um grande número de advogados de Campinas e região que prestigiaram o evento realizado na última quinta-feira (17/09). Participaram da cerimônia o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi; o arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos; as diretorias da OAB SP, da CAASP e da OAB Campinas.

O presidente da OAB Campinas abriu o ato solene e homenageou a diretoria da OAB SP que possibilitou a construção do projeto. “Sem o empenho, sem o apoio e sem a coragem do presidente Marcos da Costa e da sua diretoria, nada disso teria se tornado realidade. Essa casa não é só um monte de tijolos, de concreto, essa casa é um sonho, um projeto de um grupo de 12 mil advogados na cidade, é uma realização de muitos presidentes, diretores e todos aqueles que participaram desde o início dessa trajetória, há quase 20 anos, na mudança da nossa sede para esse local”, disse Daniel Blikstein.

Acompanhado pela diretoria da OAB SP e na presença de vários conselheiros da OAB SP, Marcos da Costa destacou a cessão do terreno, em uma parceria inédita que viabilizou a construção da nova Casa. “Eu acompanho a construção desse sonho desde há muito tempo, há duas décadas e vi muitos presidentes, muitas diretorias passarem por aqui, todas buscando a realização desse sonho e hoje, certamente, todos comemoram a concretização desse nosso edifício. Esse foi o primeiro terreno cedido pelo governo do Estado, cedido para a Ordem”. O presidente Marcos da Cosa fez um agradecimento especial ao diretor do Fórum da Cidade Judiciária à época, o juiz José Henrique Rodrigues Torres, pela sua contribuição na cessão do terreno. “A Ordem deve muito a esse magistrado”, finalizou.

O presidente da CAASP, Fabio Romeu Canton Filho, também presente ao ato, destacou a importância da nova Casa da Advocacia e dos serviços que serão disponibilizados como a livraria, a farmácia e os consultórios odontológicos da entidade e reafirmou o compromisso de manter o atendimento à classe também no Centro de Campinas. “Cumprindo um compromisso assumido com o presidente Daniel, a CAASP está aqui fisicamente presente nessas novas instalações, mas permanecerá também no centro de Campinas para atender adequadamente toda a advocacia”, destacou.

Após o ato solene, os presidentes Marcos da Costa e Daniel Blikstein descerraram a placa de inauguração. Ainda como parte do evento, foi inaugurado o retrato do advogado Dijalma Lacerda, na galeria de ex-presidentes da 3ª Subseção. Lacerda é atual conselheiro estadual e foi presidente da OAB Campinas nos triênios 2001/2003 e 2004/2006.

O evento teve sequência com a visita às dependências do prédio e com a inauguração do auditório da nova Casa da Advocacia, na realização da sessão solene de entrega do Título de Cidadão Campineiro aos presidentes da OAB SP e da 3ª Subseção. A honraria foi entregue pela Câmara Municipal de Campinas e proposta pelos vereadores Vinicius Gratti – para o presidente Daniel Blikstein – e  Marcos Bernardelli – para o presidente Marcos da Costa.

Inauguração casa (37)Inauguração casa (28)

Autoridades parabenizam a Ordem

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, que representou o governador do Estado, apontou a importância da nova sede, viabilizada a partir da doação do terreno pelo Estado. “Esse terreno foi originariamente do DER, foi uma ótima ação do governo do Estado ceder para o OAB, é um belo prédio construído com recursos próprios”, pontuou o secretário.

O prefeito Jonas Donizette parabenizou a OAB e destacou a importância da entidade e da classe dos advogados. “É uma grande subseção, na expressão de homens e mulheres que deixaram grande legado para a nossa cidade, se envolveram em várias áreas sociais, e que lutaram para que Campinas pudesse ter essa grandeza de cidade que hoje é”, ressaltou.

Para o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi, a nova sede beneficiará a população como um todo. “Toda a cidade ganha com uma estrutura como essa, nós tivemos a oportunidade de conhecer a atual casa e sabemos que essa estrutura vem não só para atender os advogados, mas para atender toda a população de Campinas”.

Também prestigiaram a solenidade várias autoridades do Judiciário – desembargadores, juízes e promotores – entre eles o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região,  desembargador Lorival Ferreira dos Santos; a diretora do Fórum Trabalhista de Campinas, Juíza Ana Claudia Torres Vianna; e procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas , Catarina von Zuben.

Inauguração casa (53)