
Convênio de Assistência Judiciária tem prazo de inscrição prorrogado até 7 de maio
23/04/2025
Advogados, advogadas, autoridades civis e militares, representantes do Judiciário e convidados prestigiaram a Posse Solene da nova diretoria da 3ª Subseção da Ordem os Advogados do Brasil / OAB Campinas, realizada na noite de quinta-feira (24/04).O evento lotou o espaço Regatas em Campinas, e reuniu lideranças da advocacia. O ato contou com a participação do presidente da OAB SP, Leonardo Sica e da vice-presidente Daniela Magalhães.
Para o triênio 2025/2027, a gestão da OAB Campinas tem como presidente Luciana Gonçalves Freitas, Paulo Cesar da Silva Braga, vice-presidente; Edilson Francisco de Oliveira,secretário-geral; Wagner José Penereiro Armani,secretário-geral adjunto; e Mariana Souza Baroni; Tesoureira.
Além dos gestores da Secional e da nova diretoria da Subseção de Campinas, a mesa solene reuniu a diretora da CAASP, Stella Serafini, representando a presidente da Caasp, Diva Zitto; a presidente da OAB Prev, Erika Palma; a Diretora da Escola Superior da Advocacia da Seccional de São Paulo, Daniela Libório; o ex-presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein; o conselheiro Federal Marco Antonio Araújo Junior; os conselheiros Secionais Claudio Vieira, Silvia Melges, Daniela Oliveira, Luanna Lance, Lyzannia Renner, Thais Cremasco e Adelaide Albergaria.
Entre as autoridades também compuseram a mesa o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o secretário de Justiça de Campinas, Peter Panutto; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann; a juíza Renata Oliva Bernardes de Souza, representando o TJSP; o procurador Regional do Trabalho Ronaldo José de Lira, do MPT em Campinas (15ª Região); o delegado Luis Henrique Joia, da Deniter-2; e os militares Fernando Gripe Franco, representando o Comandante Militar do Exército, e Carlos Guilherme Cardoso, representando o Comandante da Polícia Militar em Campinas.
Na abertura do evento, o público assistiu o Quarteto de Cordas, seguida por um momento especial com a apresentação das crianças Dan e Julia, irmãos com deficiência visual, na apresentação do Hino Nacional e de músicas nacionais e internacionais, na voz de Julia, acompanhada pelo irmão ao piano. A apresentação, trazida pelo ex-presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein, foi dedicada por ele à nova diretoria.
O presidente o OAB SP, Leonardo Sica, abriu sessão solene de posse com um agradecimento especial, pela ampla participação da advocacia e presidentes de Subseções de várias regiões. “É uma demonstração da importância e do prestigio da nossa entidade e reitera a confiança da gestão da presidente Luciana. Estamos aqui trabalhando em conjunto pela Ordem dos Advogados do Brasil”.
Na sequência, de acordo com o artigo 53 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, foi feita a leitura do compromisso solene pela nova diretoria de “manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que me são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia”.
Após a entrega dos diplomas, pelo presidente da Secional, Leonardo Sica, o prefeito de Campinas fez uso da palavra e parabenizou a nova diretoria. “A OAB tem um papel fundamental na garantia de direitos. Parabenizo a nova diretoria pelo novo mandato e que seja tão bom ou melhor nos próximos três anos”, afirmou Dario Saadi.
A desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, presidente do TRT-15ª, destacou a pluralidade e o trabalho de equidade da entidade. “Em tempos que demandam equidade, pluralidade de vozes, que demanda inclusão, OAB tem dado um show, e faço questão de parabenizar na pessoa do Leonardo Sica, todo o trabalho da OAB SP, trabalhando na inclusão, na pluralidade, na equidade de gênero e de raça e a Luciana demonstra isso, uma mulher conduzindo com firmeza, com sensibilidade a advocacia regional é sinal de novos tempos. A Subseção tem desempenhado um papel de relevância no cenário regional, sua interlocução com a Justiça do Trabalho tem sido de grande destaque , de respeito mútuo e de compromisso com a eficiência e mais que isso, próximo da sociedade e do cidadão”.
A diretora da CAASP, Stella Serafini, parabenizou a diretoria e a presidente. “A Luciana é um exemplo de integridade e é uma inspiração. Essas qualidades se refletem na sua notável diretoria. Na ultima gestão tive o privilégio de integrar a diretora da Luciana, uma experiência que me ensinou o verdadeiro sentido do trabalho em equipe e da dedicação à advocacia. E pela CAASP, deixo aqui mensagem clara: contem conosco, contem com a CAASP”.
O ex-presidente Daniel Blikstein destacou o trabalho da presidente Luciana Freitas. “Eu tive a honra de, durante seis anos, na diretoria da Subseção, contar com o trabalho da Luciana, do Paulo, na diretoria junto comigo. É uma honra ter à frente da OAB Campinas, uma das maiores sucessões do Estado e do Brasil, com certeza, uma mulher forte, uma pessoa que eu admiro, de caráter, comprometida”. Blikstein ressaltou também a importância da união da advocacia, do trabalho conjunto.
A Juíza Renata Oliva Bernardes de Souza também falou sobre a participação da mulher e parabenizou a presidente Luciana Freitas. “É uma honra ter à frente do TRT-15 uma mulher, à frente da OAB Campinas, uma das maiores subseções, uma mulher forte, uma pessoa que admiro, de caráter. Somente bons advogados atuando em parceria com o Judiciário podem ajudar a trazer Justiça que é que todos nós buscamos”.
Advocacia unida
O presidente da OAB SP, Leonardo Sica, reiterou a confiança da advocacia paulista. “Essas posses são imprescindíveis, porque são um momento público em que nós nos reencontramos para reafirmarmos os compromissos assumidos com vocês, lá no dia 21 de novembro, e que a gente também pode, publicamente, traduzir, conversar, compreender os significados da expressão máxima da vontade da advocacia que foi permitida no voto. E não se trata de ganhar eleição aqui e lá. Foi a primeira vez que a capital e o interior votaram juntos. Foi a primeira vez que a advocacia paulista abriu os olhos e derrubou essa divisão que não existe. E a gente tem o dever de absorver os significados dessa escolha, de absorver essa escolha inédita que aconteceu, e dizer que acabou essa história de advocacia do capital e do interior, a gente se dirige agora à advocacia paulista, a gente representa a OAB, a gente representa a advocacia de todos e todas”, destacou.
À presidente Luciana Freitas, coube o discurso de encerramento, em agradecimento à advocacia, nominando advogados e advogadas em sua trajetória e falou sobres os desafios à frente do segundo mandato. “Me perguntam o que pode ser esperado desse triênio, e eu respondo que a defesa de prerrogativas e o apoio à advocacia estarão sempre presentes, desde a atuação da nossa comissão em diligências, até a participação em assistências nos processos judiciais. Também o término das obras de espaços compartilhados, o nosso prédio central, a casa da advocacia, instalação de cabines para atos virtuais nas salas dos fóruns, palestras, cursos e aulas sobre EPROC, até o workshop da inteligência artificial cuja primeira edição ocorrerá aqui na OAB Campinas “, afirmou, agradecendo o presidente Leonardo Sica, pela iniciativa.
“É uma honra e um orgulho representar a nossa classe numa subseção do tamanho de Campinas, que abriga mais de 14 mil profissionais, que se renova a cada dia, que protagoniza tantas construções fantásticas para a nossa profissão, bem como para o nosso conhecimento. É uma experiência única e marcante, repleta de vínculos e diálogos, lutas e posicionamentos”, pontuou a presidente Luciana Freitas.
Confira as fotos.