
Campinas sedia o II Encontro do Centro de Arbitragem e Mediação
29/10/2025
Vidamax faz plantão de atendimento na Casa da Advocacia nesta quarta-feira (05/11)
03/11/2025
A sede da Subseção de Campinas passou a contar a partir de hoje (31/10) com uma placa indicativa de respeito ao nome social, afixada no hall de entrada da Casa da Advocacia. Com os dizeres “Aqui respeitamos seu nome social”, a placa traz a mensagem do compromisso permanente sobre a diversidade, a inclusão, e o respeito à identidade de gênero, assegurados por meio da Resolução 5/2016 do Conselho Federal.
A colocação da placa foi acompanhada pela presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, juntamente com o presidente e a vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, Paulo José Nogueira Humberto e Ana Carolina Hinojosa de Oliveira; as conselheiras estaduais, Luanna Lance e Daniela Oliveira da Fonseca, também vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial; e pela advogada Patricia Colombini, membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero.
“Para uma instituição como a OAB, ter a placa que indica o respeito ao nome social é extremamente fundamental, fazemos parte da promoção da democracia e da cidadania e, nada mais justo, que isso seja estampado em placa identificadora para que todos os frequentadores do prédio e todos que aqui passarem, entendam esse respeito da instituição”, afirmou a presidente Luciana Freitas.
Para a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, a placa representa acolhimento. “Mesmo que desde 2016 a OAB já reconheça o nome social do advogado ou da advogada, é importante essa identificação, para que ele ou ela, sintam-se acolhidos na Casa da Advocacia e também pela nossa Comissão, respeitando a diversidade da pessoa trans e LGBTQIAP+”, destacou o presidente da Comissão, Paulo José Nogueira Humberto.
Na visão da vice-presidente, Ana Carolina Hinojosa de Oliveira, a iniciativa “é a demonstração da garantia dos direitos das pessoas, é poder mostrar que essas pessoas podem ser acolhidas aqui ,sim, que a OAB respeita o nome social, respeita muito antes, mas colocar a placa é uma demonstração de acolhimento, e isso é muito importante”, apontou.
O gesto de acolhimento é também a opinião da conselheira estadual Luanna Lance. “Colocar essa placa só demonstra o que a OAB Campinas já faz, que é a integração, o respeito, o acolhimento de todas as pessoas, não importando sexo, raça ou religião. A OAB Campinas sempre foi acolhimento, e essa placa só reforça o que sempre foi”.
A conselheira estadual, Daniela Oliveira da Fonseca, reafirma o compromisso da Subseção com a inclusão. “A placa significa a inclusão, a equidade na Casa da Advocacia, significa que todas as pessoas, independente da sua identidade de gênero, são bem-vindas nesta Casa”, ressaltou a advogada.

