
Comissão de Esportes abre inscrição para formar time de Basquete
07/02/2025
TJSP: Primeiras competências a receber eproc são JEC, Colégio Recursal e Cejusc
11/02/2025
Entre as medidas para combater o Golpe do Falso Advogado, a Comissão de Força-Tarefa para Enfrentamento do Golpe do Falso Advogado da OAB SP disponibilizou um formulário para que os profissionais da advocacia possam registrar a ocorrência, descrever detalhadamente os casos, anexar documentos e imagens que comprovem a fraude e fornecer informações essenciais para o avanço das investigações. O objetivo é possibilitar que a Secional possa tomar as devidas providências junto às autoridades competentes para investigação e providências.
O formulário, de fácil preenchimento, traz tópicos a serem assinalados como o tipo de golpe como uso indevido do nome ou número da OAB, falsificação de documentos e golpe do Pix; as medidas adotadas como registro de Boletim de Ocorrência e notificação junto ou Ministério Publico; entre outros.
Advogados e advogadas também poderão anexar documentos e provas como prints de conversas entre o cliente do profissional e o golpista e comprovantes de pix ou outro meio de transferência de dinheiro ao golpista.
Para acessar o formulário, CLIQUE AQUI.
A força-tarefa para atuar no combate ao golpe do falso advogado foi montada pela OAB SP com o objetivo de coibir as fraudes praticadas por golpistas que têm prejudicado a advocacia e seus clientes. O trabalho tem abrangência estadual, e conta com o apoio das Subseções, para atender à classe advocatícia, orientar os clientes e reunir evidências, dando continuidade às ações iniciadas no ano anterior. Somente em 2024, a Secional encaminhou cerca de 300 denúncias à Polícia Judiciária.
Na última quinta-feira (06/02), representantes da OAB SP se reuniram com a Delegacia de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) para discutir os próximos passos da investigação e apresentar novas medidas preventivas adotadas pela Ordem. Participaram do encontro o presidente da Comissão Especial de Força-Tarefa para Enfrentamento do Golpe do Falso Advogado, Eduardo Ferrari, e a advogada Silvana Brisola, da Comissão de Prerrogativas da OAB SP. Eles foram recebidos pelo delegado divisionário Paulo Barbosa, além dos delegados Thiago Chinellato (2ª Delegacia), Christian Nimoi (4ª Delegacia) e Marcel Madruga (delegado assistente da 4ª Delegacia).
Durante a reunião, a polícia informou que está realizando um trabalho minucioso de cruzamento de dados, reunindo informações para identificar conexões entre os casos. “Estamos analisando informações e focando na identificação de eventuais organizações criminosas. A suspeita é de que haja uma ou mais organizações criminosas operando esses golpes”, afirmou o delegado Paulo Barbosa.
A OAB SP também apresentou às autoridades o formulário para Enfrentamento do Golpe do Falso Advogado, cujas informações poderão contribuir no avanço das investigações.