Casa da Advocacia de Campinas sedia sessão solene de Desagravo

15/10/2024
TRT-15ª comemora os 80 anos da Justiça do Trabalho em Campinas
15/10/2024

A OAB-SP, por meio do Conselho Regional de Prerrogativas da 3ª Região realizou na tarde desta segunda-feira (14/10), na Casa da Advocacia de Campinas, a Sessão Solene de Desagravo dos advogados Flávio Ferrari Tudisco, Ricardo Martins Rodrigues e Tânia Emily Laredo Cuentas. O ato contou com a participação da presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini; da presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas; e do vice-presidente da Subseção, Paulo Braga.

Além dos advogados desagravados, a mesa solene foi composta também pelo presidente da Comissão de Prerrogativas da Secional e também orador do desagravo, Luiz Fernando Pacheco; pelo presidente do Conselho Regional de Prerrogativas, Daniel de Leão Keleti; e pela conselheira estadual, Lucimara Ferreira de Sousa.

A presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, abriu a sessão e destacou a importância das prerrogativas, do ato de desagravo. “O desagravo tem que ser rápido, respeitando o devido processo legal, temos que cuidar da celeridade. Estamos num esforço hercúleo, zerando todo o estoque de desagravos. Assumimos a gestão com um estoque alto, e com uma meta muito forte Informatizamos toda a comissão de prerrogativas para que esse processo tramite eletronicamente, com muito mais celeridade”.

Ainda em sua fala, a presidente da Secional agradeceu aos desagravados. “Obrigada por terem sido aguerridos combativos e legalistas, enfrentaram uma situação desrespeito e deboche, e não baixaram a cabeça. Quando o advogado defende as suas prerrogativas, ele defende a classe a inteira, foram nossos guardiões, guardaram a honra a credibilidade da advocacia naquele momento em que não baixaram a cabeça.”.

Na sequência a presidente da Subseção de Campinas Luciana Freitas, falou sobre comprometimento no apoio e acolhimento do profissional “ A força da nossa instituição permite que o advogado ou advogada esteja amparado e esse sempre foi um dos pilares que regrou a nossa Comissão de Prerrogativas, e que nós possamos seguir adiante, fazendo a luta pelos nossos direitos, lutando pelas prerrogativas. A OAB Campinas está de portas abertas e estará sempre pronta a esse apoio para combater qualquer abuso, qualquer tentativa de que a voz da advocacia seja calada”.

Ao saudar os presentes como orador, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco, relatou o caso em que o então chefe do Centro de Atendimento da Receita Federal descumpriu três ordens judiciais e colocou os advogados Flávio Ferrari Tudisco, Ricardo Martins Rodrigues e Tânia Emily Laredo Cuentas para fora do prédio da Receita Federal.

Sobre os procedimentos de Desagravo, destacou que “cada pedido é processado de maneira justa e parcial, respondemos com respeito e legalidade àqueles que não respeitam as nossas prerrogativas e desafiam o regime de legalidade. Precisamos sempre aprimorara os mecanismos de proteção de nossas prerrogativas, pois o arbítrio é persistente e se renova a cada obstáculo que lhe é oposto”, pontuou.

Ao final da solenidade, os advogados desagravados agradeceram o trabalho da entidade de classe e do Conselho Regional. A advogada Tânia Emily Laredo Cuentas não pode comparecer, por estar fora do país, mas foi igualmente desagravada.

“Renovo nosso compromisso no fortalecimento da defesa das prerrogativas, unidos somos muito mais fortes, não podemos nos esquecer que somos 380 mil, se tivermos consciência da nossa união, a gente consegue combater qualquer ilegalidade, qualquer arbítrio, com muito mais facilidade”, disse a presidente Patrícia Vanzolini, ao encerrar o ato.