Certificado Digital

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O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?

A tecnologia do certificado digital consiste em um arquivo eletrônico que identifica com segurança pessoas físicas e jurídicas, assegurando o sigilo e a autenticidade de informações.


PARA QUE SERVE UM CERTIFICADO DIGITAL?

Por meio dele, a advocacia pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção física e presencial. Principalmente no contexto da prática jurídica moderna e da crescente digitalização de processos, audiências, petições e sistemas de governos e tribunais, a certificação digital tem se mostrado um requisito para a validade de documentos legais em muitas jurisdições. E além de permitir a assinatura eletrônica de documentos, o recurso fornece segurança de autenticação de identidade, reduzindo os riscos de falsificação e fraudes.

Outro importante benefício da certificação digital para a prática jurídica é a possibilidade de trocar informações – com clientes, colegas e tribunais – com a comunicação protegida por criptografia, garantindo a confidencialidade dos dados e informações.

O certificado digital também pode ser um instrumento útil para a gestão cotidiana do(a) próprio(a) advogado(a). A adoção de documentos eletrônicos e assinaturas digitais pode ajudar os(as) advogados(as) a organizar e acessar facilmente documentos eletrônicos, melhorando a eficiência no manejo de arquivos, reduzindo a papelada física e economizando tempo e recursos.


O QUE É UM TOKEN?

Para ser emitido o certificado digital precisa de uma estrutura, que podem ser de três tipos:

  • em token* homologado (parecido com um pen-drive USB); 
  • na carteira profissional do advogado (desde que expedida após junho de 2011)
  • em nuvem (no celular, verificação por QRCODE); 
ATENÇÃO! 

Aconselha-se a troca do token a cada 10 anos, ou antes caso apresente algum tipo de defeito.


COMO É O PROCEDIMENTO PARA ADQUIRIR UM CERTIFICADO DIGITAL?

 

1.Processo de validação e emissão:
Para a emissão do certificado é necessário fazer a compra por meio dos sites da OAB. Após a compra é necessário fazer o agendamento (seja presencial ou por videoconferência é feito no momento da compra), comparecer no dia e hora marcado com documento.

ATENÇÃO

O certificado emitido em um token não pode ser removido ou instalado em outro token. Entretanto o advogado pode ter quantos certificados julgar necessário.

 

2. Senhas:
Atenção na hora de definir a sua senha! Por questões de segurança, o chip do seu dispositivo é automaticamente bloqueado quando há três tentativas erradas de digitação, e isso resulta na perda do certificado digital. 

ATENÇÂO! 
Por determinação da legislação, a OAB, Certisign ou Certdata não mantêm cópia das senhas e não podem recuperá-las em caso de perda, sendo necessária a aquisição de um novo Certificado Digital OAB.

 

Contato 

e-mail: ar.campinas@oabsp.org.br

Telefone: 19 3734-1211

Política de Privacidade

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