OAB Campinas, Instituto Padre Haroldo e Organização Mulheres de Fases assinam Pacto Pela Dignidade Menstrual

Missa do padroeiro da Advocacia será celebrada na sexta-feira (19/05)
16/05/2023
Comissão OAB vai à Escola promove atividade em campo
23/05/2023
Missa do padroeiro da Advocacia será celebrada na sexta-feira (19/05)
16/05/2023
Comissão OAB vai à Escola promove atividade em campo
23/05/2023

A OAB Campinas, o Instituto Padre Haroldo e a Organização Mulheres de Fases assinaram, na manhã de hoje, na Casa da Advocacia, o Pacto Pela Dignidade Menstrual em Campinas, um projeto pioneiro que contará com ações educativas de combate à pobreza menstrual. O evento foi acompanhado por advogadas e advogados e representantes de várias instituições de Campinas.

Participaram da mesa do evento a diretora Stella Serafini, representando a Subseção; a advogada Carla Borghi, coordenadora de Políticas Públicas e representando o prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida; a presidente da Organização Mulheres de Fases, Luciana Teixeira; a presidente do Instituto Padre Haroldo, Lúcia Decot Sdoia; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Campinas, Jaqueline Gachet; a Assessora de Cidadania da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo Projeto Bem Me Quero, Margarida Montejano, e a representante da Organização Girl Up, Gabriela Moisés.

Após a abertura do evento, a diretora Stella Serafini e os representantes das entidades envolvidas no pacto, assinaram o documento que dá início ao projeto que, na primeira fase atenderá 100 participantes nas oficinas de educação menstrual com especialistas qualificados, em escolas municipais, grupos de mulheres do CEAMO e do Instituto Padre Haroldo.

O evento contou ainda com a apresentação da palestra da Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação de Campinas que falou sobre o Projeto Bem Me Quero e o empoderamento feminino e da advogada Jaqueline Gachet que abordou os direitos humanos e a dignidade menstrual.  

Além da OAB Campinas, do Instituto Padre Haroldo ed a Organização Mulheres de Fases o Pacto Pela Dignidade Menstrual  reúne a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Referência e Apoio à Mulher de Campinas, (Ceamo), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Campinas (Condema), a GIRL UP Brasil, o Centro Palmares, a Faculdade Anhanguera (Unidade Ouro Verde), a CUFA entre outras instituições.        

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Franciele Gurgel, que conduziu o evento, lembrou da importância da assinatura do Pacto neste mês, uma vez que no próximo dia 28 de maio é celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual.

Estudos realizados recentemente apontam que mais de 19 mil adolescentes e jovens não têm acesso a itens de higiene menstrual em Campinas, sendo que 2 mil já deixaram de ir à escola pela falta de absorventes e outros itens de higiene.

 

 

Pular para o conteúdo